U2

U2.svg
2005-11-21 U2 @ MSG by ZG.JPG


U2 é uma banda de rock formada em DublinIrlanda no ano de 1976. O grupo é composto por Bono (vocalista e guitarrista), The Edge (guitarristapianista e backing vocal); Adam Clayton (baixista); Larry Mullen Jr. (baterista e percussionista).
O U2, com mais de trinta anos de estrada, é uma das mais populares bandas de rock do mundo desde a década de 80. Os seus concertos são únicos e um verdadeiro festival de efeitos especiais, além de ser uma das bandas que mais arrecadam anualmente. As vendas já atingem em torno de 150 milhões de discos no mundo inteiro[1], já ganharam vinte e dois prêmios Grammy Awards[2], estão entre as bandas que mais aparecem no ranking da Lista dos 200 álbuns definitivos no Rock and Roll Hall of Fame, estreando em 5º lugar, o álbumThe Joshua Tree, em 1987; 45º lugar, o álbum Achtung Baby, em 1991; e 197º lugar, All That You Can't Leave Behind, em 2000. Em 2003, foi feita a lista das 500 melhores canções de todos os tempos da Revista Rolling Stone, obtendo 8 canções no total, estando atrás de outros ícones como The Rolling Stones com 14 canções e The Beatles, com 23 canções.
Além da empreitada musical, eles são também conhecidos pela sua participação ativa em causas políticas e humanitárias, em especial o líder da banda, Bono. Ele tem participado ativamente em várias campanhas e apelado a líderes do mundo inteiro a fim de obter apoio na sua luta contra a fome, sobretudo nos países mais pobres. Essa "obsessão" de Bono levou a incomodar os membros do grupo e quase levou o U2 ao fim em tempos passados. Porém, isso foi revertido e ele conta com o apoio deles na sua causa.

História

[editar]Formação

A banda foi formada em 25 de Setembro de 1976. Larry Mullen Jr., com apenas 14 anos, pôs um anúncio na escola, Mount Temple Comprehensive High School, à procura de elementos para uma nova banda. A resposta resultou num grupo de 5 elementos batizado de "The Larry Mullen's Band"[3], que incluía Larry na bateria, Adam Clayton no baixo, Paul Hewson (Bono) no vocal, David Evans (The Edge) na guitarra e o irmão de David, Dick Evans, também na guitarra.
Gnome-mime-audio-openclipart.svg
Sunday Bloody Sunday
Amostra de Sunday Bloody Sunday retirado do álbum War(1983). Apresenta uma batida marcial, guitarra crua e lírica, numa resposta sombria e emocional contra a violência.

Problemas para escutar este arquivo? Veja introdução à mídia.
Depois de pouco tempo de ensaio, eles mudaram o nome para "Feedback"[3]. Após 18 meses de ensaios, os "Feedback" mudaram o nome para "The Hype"[3]. A banda tocou com este nome num concerto para a descoberta de novos talentos em Limerick na Irlanda em 17 de Março de1978, tendo ganho o concurso. Jackie Haden, da "CBS Records", que fazia parte do júri, ficou impressionado com a banda, tendo-lhes dado a oportunidade de gravar a sua primeira demo.
O punk rocker de Dublin, Steve Averill (mais conhecido como "Steve Rapid" dos "Radiators from Space") disse que os "The Hype" não prestavam, pelo menos no nome. Mais tarde, devido ao fato de a família de Adam ser muito ligada à aviação, Adam sugeriu um novo nome para a banda, U2 (Lockheed U-2, nome de um avião-espião utilizado pelos Estados Unidos durante a Guerra Fria que fora abatido pela URSSpoucos dias antes do nascimento de Bono). Nome esse que foi aceito e se tornou o nome oficial da banda até os dias de hoje.
Há quem sugira que o nome "U2" é baseado na filosofia do grupo, que acredita que a audiência faz parte da música e dos espetáculos e, como tal, "you too" ("você também") participa do espetáculo.
Dick saiu em Março de 1978, e a banda fez-lhe um concerto de despedida. Reduzidos a quatro elementos, lançaram o seu primeiro single em Setembro de 1979, U2 3, que chegou ao topo do hit parade na Irlanda. Em Dezembro desse ano viajaram a Londres para realizar os seus primeiros concertos fora da Irlanda, não tendo conseguido grande atenção do público ou da crítica.

[editar]Boy (1980) e October (1981)

Em Março de 1980 assinam pela Island Records que em Outubro edita o seu primeiro álbum Boy. Seguidamente partem para a sua primeira turnê fora do Reino Unido. Em 1981 editam o segundo álbum, intitulado October. Os fãs e a crítica depressa deram conta do carácter espiritual das letras da banda; Bono, The Edge e Larry, menos Adam são cristãos assumidos, e não faziam nada para esconder tal fato. Estes três membros cristãos da banda juntaram-se a um grupo religioso de Dublin chamado "Shalom", o que os levou a questionar a relação entre a fé cristã e o estilo de vida baseado no rock.

[editar]War (1983)

Bono em Oslo na Noruega, durante sua performance de War Tour
Resolvida todas as pendências religiosas dentro do grupo, o U2 começou a pensar em um novo álbum. Mas antes, lançaram um novo single, "A Celebration", dando assim um indício acerca do rumo que a banda iria tomar.
Pressionado pela gravadora, o grupo cogitou mudar de produtor. No entanto, acabaram produzindo o álbum War com o produtor dos álbuns anteriores, Steve Lillywhite. O álbum, bem mais consistente que o seu anterior, apresenta uma maior diversificação na instrumentação (incluindo o uso de violinos e de corais femininos) e uma maior sofisticação nas letras, que deixam de lado as dúvidas existenciais dos últimos álbuns para adotarem uma posição crítica em relação aos acontecimentos da época. O exemplo mais óbvio disso é "Sunday Bloody Sunday", canção sobre os conflitos religiosos entre católicos e protestantes na Irlanda do Norte. O primeiro single do álbum, "New Year's Day", foi o primeiro êxito internacional da banda, tendo chegado a nº 10 no Reino Unido e quase entrou no top 50 dos Estados Unidos. A MTV deu grande destaque ao vídeo desta música, o que abriu as portas ao mercado americano e à realização de uma bem-sucedida turnê daquele país, que rendeu o registro do EP Under a Blood Red Sky, gravado em um show no acidente geográfico de Red Rocks, considerado pela Rolling Stone um dos acontecimentos que "mudaram a história do rock".

[editar]The Unforgettable Fire (1984)

A banda começou a gravação do seu quarto álbum com produção de Brian Eno e Daniel Lanois. O álbum foi gravado no Slane Castle, naIrlandaThe Unforgettable Fire, (assim chamado devido a uma série de pinturas feitas por sobreviventes da bomba atómica de Hiroshima eNagasaki), foi editado em 1984. O disco possui uma sonoridade única: o U2 encontra a linha melódica que o faz ser uma banda singular. A música "Pride (In the Name of Love)" era dedicada a Martin Luther King, e chegou a nº 5 de vendas no Reino Unido e ao top 50 nos Estados Unidos.
Gnome-mime-audio-openclipart.svg
The Unforgettable Fire
Amostra de "The Unforgettable Fire" (1984) do álbum do mesmo nome. Com um som rico e instrumentação sinfónica construída a partir de som ambiente, num ritmo de condução, e um "sketch" lírico.[4]

Problemas para escutar este arquivo? Veja introdução à mídia.
A revista Rolling Stone chamou o U2 de "Banda dos anos 80", dizendo que, para um número crescente de fãs, o U2 eram a banda mais importante, senão mesmo, a única importante.

[editar]The Joshua Tree (1987)

A árvore retratada do álbum The Joshua TreeAdam Clayton disse: "O deserto é muito inspirador para nós como uma imagem mental para este registro" [5]
Em 1987 foi editado The Joshua Tree. O álbum entrou diretamente para nº 1 de vendas no Reino Unido e rapidamente chegou ao mesmo lugar nos Estados Unidos. Os singles "Where the Streets Have No Name", "With or Without You" e "I Still Haven't Found What I'm Looking For" tiveram o mesmo êxito. O álbum vendeu 26 milhões de cópias, levando o U2 a ser a quarta banda a ter direito a uma capa da Time Magazine, (as outras três tinham sido Beatles,The Band e The Who). O U2 recebeu diversos Grammys, entre eles o de melhor álbum do ano. Com "The Joshua Tree", o U2 conquistou definitivamente o mundo.
"With or Without You" fez parte da trilha internacional da novela Mandala da Rede Globo, levada ao ar em 1987.
Em várias pesquisas e enquetes o álbum aparece entre os dez melhores de todos os tempos. Em uma delas, ficou em segundo lugar, atrás apenas de Ok Computer, do Radiohead.

[editar]Rattle and Hum (1988)

A banda gravou e filmou diversos concertos da turnê de "Joshua Tree" para o álbum e documentário Rattle and Hum, em 1988, e editado em vídeo em 1989. O álbum tornou-se num tributo à música americana, tendo sido gravado nos estúdios da "Sun", é um álbum duplo de temas ao vivo, sessões de estúdio e temas inéditos, como "Desire", "Angel of Harlem" (uma homenagem à cantora Billie Holiday), "All I Want Is You" e "When Love Comes to Town" (com a participação do cantor e guitarrista de blues estadunidense B. B. King).

[editar]Achtung Baby (1991), Zooropa (1993) e "Zoo TV Tour" (1991-1993)

Trabants da Zoo TV Tour exibido no Rock and Roll Hall of Fame. O grupo foi fotografado com vários Trabants elaboradamente pintados para a capa do álbum.
Após um período de férias, a banda juntou-se em Berlim, nos fins de 1990 para começar a trabalhar no seu próximo álbum de estúdio; mais uma vez Brian Eno e Daniel Lanois foram escolhidos para o produzir. As primeiras sessões não teriam corrido muito bem, visto que os membros divergiam quanto à musicalidade a ser seguida pela banda. Mas a atmosfera pósGuerra Fria de Berlim fez bem para os U2. A cidade borbulhava após anos de um marasmo cultural. Em Novembro de 1991, o U2 lança Achtung Baby. Carregado de distorções e experimentalismo, o álbum foi muito bem recebido pelos fãs e crítica especializada. "Achtung Baby" é, até hoje, considerado um dos melhores álbuns dos U2, contando com "One, "Mysterious Ways", e "The Fly" como singles. Bono disse, a respeito do álbum:
Cquote1.svg
Achtung Baby é o som de quatro homens a derrubar o 'Joshua Tree' a machadada.
Cquote2.svg
Bono
Nos princípios de 1992, começaram a turnê por terras americanas, chegando a ter a participação de Axl Rose num dos concertos. O espectáculo de multimédia, conhecido como "Zoo TV", confundia as audiências, com centenas de ecrãs de vídeo, carros voadores e personagens como "The Fly". Esta turnê era uma tentativa dos U2 gozarem com os excessos do rock, de forma a parecer que tinham abraçado a ganância e a decadência – por vezes mesmo fora do palco. Muitos não terão percebido isso, e pensaram que os U2 tinham perdido a chama. Seguindo o mesmo tema, voltaram a estúdio – num intervalo da turnê de "Zoo TV" – e gravaram Zooropa que foi editado em Julho de 1993.
Gnome-mime-audio-openclipart.svg
The Fly
Amostra da canção "The Fly" retirado do álbum Achtung Baby(1991). Apresenta características batidas de hip-hop, vozes distorcidas, e som industrial que diferem do som típico de U2.[6]

Problemas para escutar este arquivo? Veja introdução à mídia.
No projeto do álbum Duets, Frank Sinatra canta com Bono a música "I've Got You Under My Skin". Bono entra na música com sua voz em 1993 em cima da música original de 1966. No videoclipe, Bono canta com Sinatra que está num display exibindo a filmagem original. Essa música foi incluída na turnê "Zoo TV" com a banda fazendo a parte instrumental e Bono cantando ao vivo em cima da música/clipe original de Sinatra.
Em 1995, o U2 lançou a música "Hold Me, Thrill Me, Kiss Me, Kill Me" que foi trilha sônora do filme Batman Forever. No videoclipe desta música uma animação em quadrinhos em Gotham City com Bono em forma de The Fly e MacPhisto (dois personagens de Bono na turnê ZooTV) confrontando com Batman. Em 1996, Adam Clayton e Larry Mullen Jr. fazem uma nova versão do tema da série Mission: Impossible. Essa nova versão é o tema principal do filme Missão Impossível. Bono e The Edge compuseram a música de abertura do filme GoldenEyeinterpretado por Tina Turner.
Em 1995 a banda editou um álbum conceitual chamado Original Soundtracks 1. Foi um projeto paralelo do U2 com Brian Eno que formam a banda Passengers e tocam trilha sonoras de filmes imaginários. Foi pouco divulgado, a maioria das músicas é sintetizada por computador com vozes também sintetizadas. Por outro lado, é nesse álbum que foi lançada originalmente a música "Miss Sarajevo", onde Bono faz um dueto com Luciano Pavarotti. A música foi para o repertório da: Popmart Tour com Pavarotti cantando ao vivo no show em Sarajevo e se tornou bastante conhecida ainda hoje sendo tocada em turnê.

[editar]Pop (1997) e "PopMart Tour" (1997-1998)

"Não é o suficiente para escrever uma grande letra. Não é o suficiente para ter uma boa idéia ou um grande gancho. Muitas coisas têm que vir junto, e então, você tem que ter a capacidade de disciplina e de tela. Devemos dar esse album a um remixer, voltar ao que estava inicialmente previsto ".
— Bono, no álbum Pop.[7]
No início de 1996, começaram a trabalhar no seu novo álbum. Pop foi editado em Março de1997. O álbum chegou a 1º lugar de vendas em 28 países, mas teve críticas bastantes variadas, havendo quem achasse que a indústria musical tinha passado os limites da tolerância na promoção de "Pop". O álbum foi lançado sem ter sido amadurecido em estúdio como gostariam os membros da banda. Já estava programada a megalomaníaca: PopMart Tour e o mundo não podia esperar. O suco de limão de "Lemon" (no meio dos concertos os membros saíam de dentro de um limão gigante) e a coreografia estabanada no videoclipe de "Discothèque" (principalmente de Larry Mullen, visivelmente constrangido em participar de tamanho mico) foram um fiasco total nos Estados Unidos.
Recentemente a banda lançou o DVD Popmart: Live from Mexico City, que traz o registro ao vivo de uma das melhores performances dessa turnê na Cidade do México, onde a geniosidade e a grandiosidade da banda é posta à prova. Essa turnê marcou o fim da era tecnológica da banda, que iniciou com Achtung Baby, passando por Zooropa e a turnê da "Zoo TV".

[editar]All That You Can't Leave Behind (2000) e "Elevation Tour" (2001)

No início de 1999, o U2 volta ao estúdio novamente com Brian Eno e Daniel Lanois na produção. Depois da extravagante PopMart Tour, a crítica achou que eles estavam tentando voltar aos tempos de The Joshua Tree de forma a tentar manter a sua legião de fãs. Durante as gravações, a banda colaborou com o autor Salman Rushdie que escreveu a letra para a música de "The Ground Beneath Her Feet", baseado no seu livro com o mesmo nome. Essa e outras músicas fizeram parte da trilha sonora do filme O Hotel de Um Milhão de Dólares, baseado numa história escrita por Bono, e realizado por Wim Wenders, velho conhecido da banda.
Gnome-mime-audio-openclipart.svg
Walk On
Amostra da canção "Walk On" quarto single retirado do álbum All That You Can't Leave Behind (2000).

Problemas para escutar este arquivo? Veja introdução à mídia.
All That You Can't Leave Behind foi lançado em Outubro e foi muito bem recebido, sendo considerado por muitos, (Rolling Stone incluída) a terceiraobra-prima do U2 ao lado de Achtung Baby e The Joshua Tree. Chegou ao nº 1 de vendas em 31 países; o single "Beautiful Day" foi também sucesso por todo o mundo, tendo inclusive ganho três Grammys. A música "Elevation" foi a música tema do filme Lara Croft: Tomb Raider . O filme teve bastante sucesso e no videoclip, The Edge aparece ao lado da atrizAngelina Jolie que fez o papel de Lara Croft. Essas cenas foram montadas para fazer parecer com que The Edge estava mesmo contracenando com Angelina Jolie.
A turnê que se seguiu, chamada "Elevation Tour" quase foi cancelada devido aos ataque terrorista de 11 de Setembro, mas eles decidiram continuar, acabando por ser considerada a 2ª maior turnê de todos os tempos (em termos de receitas), logo a seguir a "Voodoo LoungeTour" dos The Rolling Stones em 1994. Após o enorme sucesso do álbum e da turnê, muitos fãs da banda consideraram que ela podia ser considerada "A Maior Banda de Rock do Mundo" conforme tinha sido dito por Bono um ano antes.
Após o fim da turnê em 2002, o U2 tocou três músicas em Nova Orleans durante o intervalo do Super Bowl XXXVI. Numa perfomance emocional de "Where the Streets Have No Name", o nome das vítimas do ataque de 11 de Setembro, projetados numa cortina, flutuavam em direção ao céu atrás da banda. No fim da apresentação, Bono abriu o seu casaco e revelou uma bandeira americana pintada no tecido. Essa imagem apareceria na capa de inúmeros jornais e revistas. "All That You Can't Leave Behind" ganhou ao todo 7 Grammys, inclusive de melhor álbum de rock.
Bono continuou a sua campanha pelo perdão da dívida dos países mais pobres durante o verão de 2002.
No final de 2002, o U2 lançou a segunda coletânea de grandes hits, o The Best of 1990-2000.
O grupo de dance music LMC, sampleou "With or Without You" na faixa "Take Me to the Clouds Above" que ainda incluiu letras de "How Will I Know", de Whitney Houston. Todos os quatro membros dos U2 autorizaram a faixa, que foi lançada com o título de LMC vs. U2. Adamdisse sobre a faixa:
Cquote1.svg
É uma ótima batida e vocês podem dançar com ela. Eu gosto especialmente do baixo.
Cquote2.svg
— Adam
A faixa liderou o top de singles do Reino Unido em Fevereiro de 2004, o top 5 da Irlanda e o top 10 da Austrália. Em Abril de 2004, a revistaRolling Stone colocou o U2 entre "Os 50 Maiores Artistas De Rock N' Roll de Todos os Tempos".

[editar]How to Dismantle an Atomic Bomb (2004) e "Vertigo Tour" (2005-2006)

Bono e The Edge em Aucklanddurante a turnê Vertigo Tour
Uma cópia não finalizada do novo álbum da banda foi roubado em NiceFrança, em Julho de 2004. Entretanto, em 22 de Julho Bono revelou que caso o disco fosse disponibilizado em redes P2P, ele seria lançado imediatamente através do iTunes e estaria nas lojas em um mês. O álbum How to Dismantle an Atomic Bomb foi lançado no dia 22 de Novembro (23 de Novembro nos Estados Unidos).
Gnome-mime-audio-openclipart.svg
Vertigo
Amostra de "Vertigo" retirado do álbum How to Dismantle an Atomic Bomb (2004). Com seus riffs agressivos, tornou-se um sucesso mundial e foi usado numa promoção cruzada com a Apple.

Problemas para escutar este arquivo? Veja introdução à mídia.
O U2 fez o lançamento com um inusitado show pelas ruas de Nova Iorque, tocando as novas músicas em cima de um caminhão, Live from Under the Brooklyn Bridge. O primeiro single do álbum, "Vertigo", foi lançado no dia 24 de Setembro de2004. A música foi bastante tocada nas rádios e na primeira semana do seu lançamento estreou no 18º lugar na Modern Rock Tracks Chart da Billboard e em 46º lugar na Billboard Hot 100. "How to Dismantle an Atomic Bomb" foi um grande sucesso de vendas e de crítica. Passou diversas semanas como o álbum mais vendido em diversos países. Até Janeiro de 2005, já havia vendido quase 11 milhões de cópias, número que com certeza aumentou de lá para cá. Além disso, foi vencedor de 8 Grammys, inclusive de "O Álbum do Ano e Melhor Álbum de Rock". A "Vertigo Tour" mostrou ao mundo porque o U2 é uma das maiores bandas de rock da história e sem dúvida a maior da atualidade: concertos maravilhosos, com lotação esgotada e uma estrutura gigantesca.

[editar]U218 Singles (2006)

U218 Singles é uma compilação lançada em 17 de Novembro de 2006, traz dois novos singles, como "The Saints Are Coming", uma cover da banda escocesa The Skids, gravado em parceria com Green Day e "Window in the Skies", além de outras 16 músicas escolhidas pelos integrantes da banda depois de pesquisarem quais seriam os singles mais tocados nas rádios. O grupo fez uma parceria com a bandaGreen Day e fizeram a apresentação da cover da música "The Saints Are Coming".
Todo o dinheiro arrecadado pela venda deste single será destinado a ajuda para as vítimas do Furacão Katrina em Nova Orleans pela instituição que The Edge criou para abastecer os músicos de lá. Esta música está incluída na nova coletânea da banda, desde Boy (1980)até How to Dismantle an Atomic Bomb (2004).

[editar]Make Some Noise: The Amnesty International Campaign To Save Darfur (2007)

Os U2 gravaram a música "Instant Karma" de John Lennon para o álbum "Make Some Noise" ("Instant Karma" nos EUA). O álbum é uma campanha da Amnesty International, com o objetivo de chamar a atenção para a crise em Darfur.
É um álbum duplo de covers de John Lennon. Vários outros artistas também participam, tais como R.E.M.The CureGreen DayA-ha eDuran Duran.

[editar]No Line on the Horizon (2009) e "360º Tour" (2009-2011)

Preparativos da U2 360° Tour no estádio Camp Nou.
A banda começou a trabalhar no décimo segundo álbum No Line on the Horizon em 2006 que, após o rompimento com aIsland Records, seria o primeiro álbum pela Mercury Records, também subsidiária da Universal Music Group. Originalmente escrevendo e gravando com o produtor Rick Rubin, a banda resolveu arquivar o material. Subsequentemente resolveram começar a escrever e gravar para o álbum com os produtores Daniel Lanois e Brian Eno em 2007. Durante as sessões em Março de 2008, foi confirmado que a banda havia assinado um contrato de 12 anos com a "Live Nation" no valor de 100 milhões de dólares, o que inclui: o controle do merchandising da banda, patrocínio, e o site oficial.
A banda completou "No Line on the Horizon" em Dezembro de 2008, e agendou o lançamento para 2 de Março de 2009. "Get on Your Boots" é seu primeiro, "Magnificent" como o segundo single e "I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight" o terceiro single do álbum.
Em uma entrevista com Sean O'Hagan do The GuardianBono disse que a banda pretende lançar outro álbum no fim do ano consistindo de material gravado durante as sessões de "No Line on the Horizon". Bono disse que será um álbum mais meditativo no tema de peregrinação.[8]
Apesar de ter recebido críticas positivas, o álbum foi o menos vendido da banda em mais de uma década. Muito provavelmente pela má escolha do seu primeiro single que não reflete a qualidade musical do álbum. "Magnificent", a canção título "No Line on the Horizon" demonstram todo poder vocal de volta de Bono como não se via desde o fim dos anos 80. Além destas, "Unknown Caller" e "Moment of Surrender" e a diferente "Breathe" se destacam do restante das canções.
Este álbum deu início à turnê "360 degrees", com um palco no centro dos estádios com visão de 360 graus tanto do palco quanto do telão, possui um sistema cilíndrico de vídeo interligando painéis em LED e uma estrutura de aço de quase 50 metros de altura sobre um palco com pontes rotativas, por onde circulam os músicos. Um espetáculo visual do nível dos shows da banda ao longo dos anos 90, pela sua magnitude.
Em abril de 2011, nos shows realizados no Brasil, a 360° Tour tornou-se a turnê de maior bilheteria na história, superando o lucro de US$ 558 milhões e quebrando o recorde anterior dos Rolling Stones.[9]
O show mencionado foi em 10/04/11, celebrando o feito à altura. Foram introduzidas duas canções ao set list tradicional da tour: "Out of control" - tocada pela primeira vez ao vivo desde 04/12/06 (na fala de Bono "uma música especial para dias especiais") e "Zooropa" - tocada pela primeira vez ao vivo desde 12/08/93.

[editar]Discografia

 Ver página anexa: Discografia de U2
Álbuns de estúdio

[editar]Prémios e indicações

[editar]Apresentações no Brasil

Em Janeiro de 1998 a Popmart Tour passou pelo Brasil, se apresentando em três shows lotados. O primeiro realizado na cidade do Rio(estimativa de público de 100 mil pessoas), e mais duas apresentações na cidade de São Paulo. Cerca de 250 mil pessoas acompanharam os shows.
Em 2001 o U2 esteve no Brasil para um show fechado no Projac para divulgação do álbum All That You Can't Leave Behind, que teve partes exibidas pela Rede Globo.
Em 2006, pela Vertigo Tour, o U2 tocou duas vezes no Estádio do Morumbi, em São Paulonos dias 20 e 21 de fevereiro.
A venda de ingressos para os shows brasileiros foi marcada pela desorganização dos promotores. No primeiro dia da venda de ingressos, somente para o primeiro dia de show, milhares de fãs gastaram até 12 horas na fila, mas poucos conseguiram comprar os bilhetes, e parte dos ingressos foi comprada por cambistas, que alugavam idosos, gestantes e pessoas com crianças de colo para entrar na fila preferencial.
Os dois shows tiveram média de público de mais de 70 mil pessoas. O primeiro dos shows foi transmitido pela Rede Globo.
Além dos shows, a passagem da banda pelo Brasil incluiu uma visita de Bono ao PresidenteLula, a doação de uma guitarra ao programa governamental Fome Zero e a participação dos integrantes da banda no Carnaval de Salvador no camarote e trio elétrico Expresso 2222, do Ex-Ministro da Cultura Gilberto Gil, há alguns anos.
Em 910 e 13 de abril de 2011, a banda retornou ao Brasil com a U2 360° Tour, com três shows, novamente em São Paulo, no estádio do Morumbi. A abertura foi feita pela banda inglesa Muse.[10]
U2 U2 Reviewed by MultiMidia Info on 22:05:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSE POST.

Comente com o Facebook:

Continue Conectado com essas matérias similares 👇

Tecnologia do Blogger.