Sadia S. A.

Logotipo da Sadia

Sadia S. A. é o nome de uma empresa subsidiária de produção de alimentos frigoríficos do Brasil, fundada em 1944. ASadia S.A. juntou as ações com a Perdigão S.A. e desde 19 de maio de 2009 faz parte do grupo Brasil Foods.[1][2]



Histórico

Em meio às grandes transformações mundiais e ao avanço industrial brasileiro que marcaram a década de 1940, ante a impossibilidade de importações provocada pela II Guerra Mundial, a região de Concórdia, no Estado de Santa Catarina, também atravessava por mudanças em seu perfil.
Se nas décadas anteriores a região era vista como área de difícil acesso e desprovida de desenvolvimento social ou econômico, nos anos 40 começa a se tornar importante centro produtor. O cultivo do milhotrigofeijãofumo e batatacrescia, assim como a criação de suínos, o que posicionava o município de Concórdia entre os 10 mais prósperos do estado.
É neste cenário de desenvolvimento econômico e social que surge a Sadia.
Fundada por Attilio Fontana em 7 de junho de 1944, a partir da aquisição de um frigorífico em dificuldades, a S. A. Indústria e Comércio Concórdia é batizada por seu fundador, pouco tempo depois, como Sadia. O nome foi composto a partir das iniciais SA de "Sociedade Anônima" e das três últimas letras da palavra "Concórdia", DIA, e virou marca registrada em 1947.

[editar]Transporte

Um dos principais problemas enfrentados inicialmente para o crescimento da produção era o seu transporte aos principais centros consumidores, em especial da Região Sudeste. Sendo perecíveis seus produtos, inexistindo a tecnologia dos caminhões refrigerados, que garantiam a conservação dos alimentos até a chegada ao destino, o transporte era o principal empecilho.
Já em 1955 era criada a Sadia Transportes Aéreos, que além de seus produtos oferecia opção de levar nas aeronaves também passageiros. O slogan difundido pela empresa, então, era: "Pelo ar, para seu lar". Esta empresa originou em 1972 a Transbrasil.

[editar]Mercado externo

Em setembro de 1993, em parceria com a Granja Tres Arroyos, a Sadia ingressou no mercado da Argentina. Daí o processo de destinação de parte de sua produção foi uma constante. Exportando para 40 países, sendo um dos principais mercados o árabe.
Hoje a Sadia constitui-se num conglomerado de 19 empresas. sendo a primeira empresa no ranking comercial brasileiro de aves, carnes industrializadas, suínos e bovinos, e o segundo no mercado de soja.

[editar]Crise financeira

Em 2008, a empresa apresentou um prejuízo de 2,5 bilhões de reais, o primeiro nos 64 anos de sua história. O prejuízo foi causado pelas operações cambiais da empresa, que apostava na baixa do dólar. Quanto às atividades operacionais, a empresa encerra 2008 como a maior empresa brasileira exportadora de proteína animal e a maior produtora do setor de carnes.[3]

[editar]Equipe de vendas

A Sadia conta com uma das mais respeitadas e eficientes equipe de vendas do Brasil.

[editar]Mascote

Por mais de vinte anos, a Sadia utilizou em sua comunicação publicitária a personagem chamada Lequetrequecartoon de um frango que utiliza capacete. Sua personalidade ágil está vinculada com os produtos da linha instantânea e com a tecnologia que a empresa desenvolveu para o peru de Natal: um pino vermelho que, por meio de um termostato, salta quando a ave está no ponto ideal, evitando que se perca tempo e que a refeição fique excessivamente assada.

[editar]Ver também

[editar]Fonte e referência

  • Sadia - 50 anos construindo uma história (publicação institucional), São Paulo, Prêmio, 1994.
Sadia S. A. Sadia S. A. Reviewed by MultiMidia Info on 09:32:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSE POST.

Comente com o Facebook:

Continue Conectado com essas matérias similares 👇

Tecnologia do Blogger.