Kanye West




Kanye Omari West, ou simplesmente Kanye West, (Atlanta8 de Junho de1977) é um rappercantor e produtor musical americano, nativo de Chicago,Illinois. West ficou famoso no início de sua carreira como produtor da Roc-A-Fella Records, onde ganhou reconhecimento pelo seu trabalho no álbum The Blueprint, de Jay-Z, assim como por hit singles para artistas musicais que incluem Alicia KeysLudacris e Janet Jackson. Seu estilo de produção originalmente consistia de samples vocais agudizados de músicas soulincorporados à sua própria percussão e instrumentos. Contudo, em produções subsequentes, ele aumentou sua paleta musical e expressou influências que encompassam R&B dos anos 70, baroque poptrip hoparena rockfolk,música alternativamúsica eletrônicasynthpop e música clássica.
West lançou seu álbum de estréia The College Dropout em 2004, seu segundo álbum Late Registration em 2005, seu terceiro álbum Graduation em 2007, e seu quarto álbum 808s & Heartbreak em 2008. Seus quatro álbuns receberam vários prêmios, incluindo um total de doze Grammys e críticas positivas. Todos obtiveram bastante sucesso comercial, com 808s & Heartbreak se tornando seu terceiro álbum número um consecutivo, quando da estréia, nos Estados Unidos. West também é dono da GOOD Music, seu selo de gravação próprio, que possui contratos com artistas como John LegendCommon e Kid Cudi. O mascote e marca registrada de West é o "Dropout Bear", um urso de pelúciaque aparece na capa de três de seus quatro álbuns assim como em várias capas de singles e videoclipes. O website About.com colocou Kanye na oitava posição de sua lista de "50 Melhores Produtores de Hip-Hop". Em 16 de Maio de 2008, Kanye West foi coroado pela MTV como o "Hottest MC in the Game" do ano.

Biografia

West nasceu em AtlantaGeórgia, onde viveu parte de sua infância com seus pais. "Kanye" significa "o único" em suaíli. Com o divórcio dos pais, aos três anos de idade, Kanye se mudou com a mãe para ChicagoIllinois. Seu pai é Ray West, um ex-membro dos Panteras Negras que foi um dos primeiros fotojornalistas negros do Atlanta Journal-Constitution e hoje é um conselheiro espiritual cristão. A mãe de Kanye, Dr. Donda West, foi professora de inglês na Clark Atlanta University e trabalhou como professora no departamento de inglês da Chicago State University antes de se aposentar para virar empresária do filho. Ela também escreveu o livro "Raising Kanye", onde conta como era a vida com o Kanye. West foi criado no bairro suburbano de Oak Lawn, em Illinois, antes de se mudar para Chicago. O artista credita sua natureza feminina à criação de sua mãe.
West foi um estudante de arte na American Academy of Art em Chicago e também se matriculou na Chicago State University, porém desistiu para se focar na sua carreira musical. Enquanto estava na escola, West produzia para artistas locais. Ele posteriormente ganhou fama por produzir hit singles para grandes artistas de hip-hop e R&B, incluindo Jay-ZTalib KweliCam'ronPaul WallCommonMobb DeepJermaine DupriScarfaceThe GameAlicia KeysJanet Jackson e John Legend, entre outros. Ele também foi "produtor-fantasma" para seu mentor Deric Angelettie segundo a música "Last Call", de West, assim como na música "Poppa Was a Playa" do rapper Nas, onde apareceu nos créditos.

[editar]Início da carreira (1996-2003)

Kanye começou a produzir sob a tutela de seu mentor, o produtor No I.D., que à época produzia para artistas como Common. Foi ele que, inicialmente, encorajou West a samplear hits antigos de soul. Suas primeiras produções profissionais, em 1996, foram para Down to Earth, álbum de estréia do rapper Grav, de Chicago. West produziu oito faixas para o álbum. Embora o álbum não tenha atraído muita atenção e fosse o único a ser lançado por Grav, West logo passou a produzir para artistas de maior calibre. Kanye também lançou mixtapes, sendo Freshmen Adjustment a mais conhecida. Em 1998-99 ele produziu para artistas bastante conhecidos como Jermaine DupriFoxy BrownGoodie Mob e o grupo Harlem World.
A grande oportunidade de Kanye veio em 2000, quando passou a produzir para artistas da Roc-A-Fella Records. Ele produziu a música "This Can't Be Life" de Jay-Z, positivamente recebida por críticos, do álbum The Dynasty: Roc La Familia. West depois afirmou que para criar a batida de "This Can't Be Life", ele acelerou a percussão da música "Xxplosive" de Dr. Dre.
Após produções anteriores para Jay-Z, o som de West foi bastante destacado no álbum The Blueprint, de Jay-Z, sucesso de críticas e lançado em 11 de Setembro de 2001. Kanye trabalhou no single principal "Izzo (H.O.V.A.)", "Heart of the City (Ain't No Love)" e na faixa diss (agressiva) "Takeover", direcionada a Nas e Mobb Deep; após o lançamento da faixa, West continuou a trabalhar tanto com Nas como com Mobb Deep.
Depois de grande sucesso comercial e críticas positivas pela sua produção em The Blueprint, West tornou-se um produtor de alto valor na indústria do hip-hop, mesmo antes de se tornar famoso como rapper e artista solo. Entre 2000 e 2003, produziu para artistas como NasScarfaceTalib KweliMos DefT.I.Ludacris e DMX. Continuou produzindo para artistas da Roc-A-Fella Records e contribuiu em quatro faixas para o álbum The Blueprint²: The Gift & the Curse, lançado por Jay-Z após The Blueprint.
Posterior ao seu sucesso como produtor musical, West agora procurava seguir carreira como rapper e artista solo, mas encontrava dificuldades em conseguir um contrato com um selo de gravação. Jay-Z admitiu que a Roc-A-Fella estava inicialmente relutante em apoiar Kanye como rapper, afirmando que via ele primária e principalmente como um produtor. Várias companhias de gravação acreditavam que ele não se enquadrava na imagem comercial urbana proeminente na cultura hip-hop. Começando em sua carreira como rapper, Kanye West fez um verso no álbum The Blueprint²: The Gift & the Cursede Jay-Z, mesmo em que produziu, do mesmo selo de gravação com o qual assinou contrato como rapper.

[editar]The College Dropout (2004)

Em 23 de Outubro de 2003, Kanye se envolveu em um acidente de carro quase fatal enquanto dirigia a caminho de casa do estúdio de gravação. O acidente serviu de inspiração para o primeiro single de West, "Through the Wire". A fé de West é aparente em várias de suas músicas, como em "Jesus Walks", sempre utilizada em performances beneficentes, como no concerto Live 8. Ambas as músicas estão no álbum de estréia de Kanye, The College Dropout, lançado sob o selo Roc-A-Fella Records em Fevereiro de 2004, recebendo críticas positivas. O álbum definiu o estilo pelo qual Kanye ficaria conhecido, que inclui trocadilhos e sampling. O álbum foi certificado tripla platina. Artistas convidados incluem Jay-ZLudacrisGLC,ConsequenceTalib KweliMos DefCommon e Syleena Johnson. O álbum também conta com os singles "All Falls Down" e "The New Workout Plan", assim como "Slow Jamz", single número um do rapper Twista. Durante 2003, West também co-produziu para a cantora britânica Javine Hylton, até aparecendo em um videoclipe como interesse romântico de Javine.
Kanye se envolveu em uma disputa financeira com o rapper Royce Da 5'9" por conta da batida de sua música "Heartbeat", produzida por West e lançada em Build & Destroy: The Lost Sessions. West afirma que Royce nunca pagou pela batida, mas ainda assim gravou com ela e lançou a música; ouvindo o rapper na batida, os compradores originais decidiram não comprá-la de West. Após o episódio, West jurou nunca mais trabalhar com Royce. Outros hit singles produzidos por Kanye West durante o período de lançamento de The College Dropout incluem "I Changed My Mind" de Keyshia Cole, "Overnight Celebrity" de Twista e "Talk About Our Love" de Brandy.

[editar]Late Registration (2005)

West e Jamie Foxx cantando "Gold Digger" na Democratic Convention emDenver, Colorado
Seguindo um caminho mais eclético, Kanye colaborou com o compositor cinematográfico americano Jon Brion para construir seu segundo álbum, Late Registration, lançado em 30 de Agosto de 2005. Assim como seu predecessor, o álbum obteve respostas positivas universais de críticos. Late Registration foi primeiro em incontáveis pesquisas de crítica e foi considerado melhor álbum do ano por várias publicações, incluindo o USA TodaySpin e a revista Time. A edição norte-americana da revista Rolling Stone premiou o álbum com a posição mais alta na sua lista de álbuns de fim de ano e o elogiou como um "clássico extremamente generoso e absurdamente virtuoso". O álbum foi número um na pesquisa de crítica Pazz & Jop da Village Voice, em 2005, pelo segundo ano consecutivo. Late Registration foi também um sucesso comercial, vendendo mais de 860 mil cópias na sua primeira semana de vendas e chegando ao topo daBillboard 200. Com 2,3 milhões de unidades vendidas somente nos Estados Unidos ao fim do ano, Late Registration foi considerado o único álbum de grande sucesso, quando do lançamento, da primavera de 2005, temporada marcada por vendas decrescentes de CDs. O álbum foi indicado a oito prêmios Grammy, incluindo Álbum do Ano e Música do Ano por "Gold Digger". O álbum foi certificado tripla platina.
Em 25 de Agosto de 2005, o especial da MTV All Eyes on Kanye West foi ao ar, no qual Kanye se posicionou contra ahomofobia no hip-hop. Ele afirmou que hip-hop sempre se tratou de "falar o que está na sua mente e quebrar barreiras, mas todos no hip-hop discriminam os gays". Ele então refletiu sobre uma experiência pessoal. West afirmou que foi um "ponto decisivo" quando percebeu que um de seus primos era gay. Sobre a experiência, ele disse: "Este é meu primo. Eu o amo e eu estive discriminando os gays." Ele traçou uma comparação entre a luta de Afro-Americanos por direitos civis e os atuais movimentos de direitos gays. No ano seguinte, em uma entrevista para a revista norte-americana Entertainment Weekly, West expandiu sobre suas experiências com e sua opinião sobre a relação entre as comunidades negras e gays.
Em Setembro de 2005, West anunciou que lançaria a sua linha de roupas, Pastelle Clothing, no outono de 2006: "Agora que tenho um Grammy no bolso e Late Registration está acabado, estou pronto para lançar minha linha de roupas na próxima primavera [do hemisfério norte]." O status atual deste projeto é desconhecido. No mesmo ano, West produziu os singles "Go" para Common e "Dreams" para The Game.

[editar]Graduation (2007)

Em 2007, foi anunciado que West estrelaria uma série televisiva dirigida por Larry Charles. Ele tem trabalhado no episódio piloto nos últimos dois anos com Larry Charles e Rick Rubin. Ele também disse em 14 de Janeiro: "Eu não faria algo tão clichê como um reality show. Pelo menos me dê o crédito por ser mais criativo que isso. É uma comédia situacional de meia hora. É fictícia e vagamente baseada na minha vida." West também colaborou com o grupo japonês de hip-hop Teriyaki Boyzpara produzir o single "I Still Love H.E.R.", uma referência ao single de 1994 "I Used to Love H.E.R.", de Common. Além disso, durante uma aparição no rádio no início de 2007, West, como muitos de seus colegas, gravou um freestyle improvisado à popular música "Throw Some D's". A música, que para todos os outros rappers era sobre aros automobilísticos, foi usada por West para fazer uma referência cômica a seios. Por conta do sucesso inesperado da música, West fez um vídeo para o freestyle, no qual ele interpreta um primo velho.
West e Billy Dec
West também contribuiu em uma nova música chamada "Classic (Better Than I've Ever Been)". Acreditava-se que fosse um single para Graduation, já que ele estava na música, porém a empresa Nike logo explicou que a música havia sido gravada para o aniversário do tênis Nike Air Force 1. A música deveria ser apenas uma faixa exclusiva da companhia.
Em 25 de Março de 2007, Kanye e seu pai Ray West apoiaram o Dia Mundial da Água em uma caminhada. Após um hiato de dois anos, West retornou como colunista de moda na revista Complex. Em 7 de Julho de 2007, West realizou uma performance com o The Police e John Mayer em Nova York, para o concerto mundial Live Earth. West foi apresentador da edição de 17 de Agosto do The Friday Night Project, show televisivo britânico de comédia e variedades.
Em Julho de 2007, West mudou a data de lançamento de Graduation, seu terceiro álbum, de 18 de Setembro de 2007 para a mesma data de lançamento do álbum Curtis, de 50 Cent, em 11 de Setembro de 2007. 50 Cent então afirmou que se Graduation vendesse mais cópias que Curtis, ele iria parar de fazer álbuns solo. Contudo, 50 Cent depois negou o comentário. O álbum foi certificado dupla platina. Artistas convidados incluem T-PainMos Def e Lil Wayne.
Quando ouvi aquela coisa sobre o debate, pensei que aquilo era a coisa mais estúpida. Quando meu álbum sair e o álbum de 50 [Cent] sair, você vai ter muita música boa ao mesmo tempo.
Em 26 de Agosto de 2007, West apareceu como ele mesmo no show televisivo Entourage da HBO, o qual ele utilizou como plataforma para estrear seu novo single "Good Life" durante os créditos finais. Em 9 de Setembro de 2007, Kanye realizou uma performance no MTV Video Music Awards de 2007, perdendo em todas as categorias em que foi indicado; em seguida, ele discursou furiosamente (ver seção "Controvérsias").
Após a situação da MTV, West foi indicado em oito categorias diferentes para a quinquagésima edição dos Grammys. Ele ganhou em quatro delas, incluindo Melhor Álbum de Rap para Graduation e Melhor Performance Solo de Rap para "Stronger" de Graduation. Durante a cerimônia televisionada de quatro horas de duração, West cantou duas músicas: "Stronger" (comDaft Punk) e "Hey Mama" (em reverência à sua mãe recentemente falecida).

[editar]Glow in the Dark Tour, 808s & Heartbreak (2008-09)

West em concerto em 2008
West iniciou o tour Glow in the Dark em Seattle, na Key Arena, em 16 de Abril. O tour havia sido previamente planejado para terminar em Junho, em Cincinnati, mas foi estendido até Agosto. Durante o curso do tour, vários artistas abriram para Kanye, incluindo Lupe FiascoRihannaN.E.R.D.DJ Craze e Gnarls Barkley. Em 15 de Junho, West estava agendado para uma performance de madrugada no Bonnaroo Music Festival; sua performance começou quase duas horas atrasada e durou metade do tempo esperado, irritando muitos fãs na platéia. West depois escreveu um post em seu blog, indignado, culpando os organizadores do festival e a performance anterior do Pearl Jam, que durou mais do que deveria.
Em 7 de Setembro, West debutou a nova música "Love Lockdown" no MTV Video Music Awards de 2008. "Love Lockdown" não contém rap, somente partes cantadas que utilizam a ferramenta auto-tune. A música aparece no quarto álbum de estúdio de Kanye, 808s & Heartbreak. Era esperado que o novo álbum fosse lançado em 16 de Dezembro de 2008, porém West anunciou em seu blog, em 24 de Setembro de 2008, que ele já havia acabado o álbum e que o lançaria em meados de Novembro, mais cedo do que o anteriormente planejado. No início de Outubro, West fez uma aparição surpresa em um concerto do rapper T.I. em Los Angeles, onde ele afirmou que 808s & Heartbreak estava agendado para lançamento em 25 de Novembro, embora tenha sido lançado, na realidade, em 24 de Novembro, além de afirmar que o segundo single do álbum era "Heartless". O álbum foi outro número um para West, mesmo que na primeira semana o número de vendas tenha sido menor que o de Graduation, com 450 145 unidades vendidas.
Junto com Alicia KeysRihannaTaylor SwiftLeona Lewis e outros, West cantou na cerimônia do American Music Awardsem 23 de Novembro. Na mesma noite, ganhou dois prêmios AMA incluindo Álbum Favorito de Rap/Hip-Hop por Graduation e Artista Masculino Favorito de Rap/Hip-Hop. West realizou uma performance na Democratic National Convention em Denverem Agosto de 2008, juntamente com Wyclef Jean e N.E.R.D., em apoio à Barack Obama. Em 20 de Janeiro de 2009, Kanye West cantou no Youth Inaugural Ball, apresentado pela MTV, para a inauguração da presidência de Barack Obama.
Em 17 de Fevereiro de 2009, Kanye foi nomeado um dos Top 10 Homens Mais Estilosos da América pela revista norte-americana GQ. No dia seguinte, em 18 de Fevereiro de 2009, West ganhou o prêmio de Artista Internacional Homem Solo noBrit Awards. Ele não estava presente, mas aceitou seu prêmio com um discurso em vídeo, onde diz que "Barack é o 'Melhor Homem Interracial' mas eu sou orgulhoso de ser o Melhor Homem Internacional do mundo".
Em Abril de 2009, Kanye West gravou uma música chamada "Hurricane" com a banda 30 Seconds to Mars para o seu álbumThis is War, porém ela não foi lançada devido a problemas legais entre as duas gravadoras. O líder de 30 Seconds to Mars,Jared Leto, disse que a música será lançada em algum momento.

[editar]My Beautiful Dark Twisted Fantasy (2010-presente)

Em Maio de 2010, West fez uma aparição animada como convidado da série de televisão animada The Cleveland Show como a voz de "Kenny West", um rival do filho de Cleveland Brown. Em seu primeiro episódio, ele disputou com o filho de Cleveland em uma batalha de rap. Os produtores afirmaram que trabalhar com West foi uma experiência muito boa e o motivo para que o escolhessem foi porque sabiam que Kanye era um fã de Family Guy. Kenny West reaparecerá no episódio de estréia da segunda temporada de The Cleveland Show.
West passou a primeira metade de 2010 em Honolulu, no Havaí, trabalhando no seu novo álbum com o título provisório "Good Ass Job", depois confirmado como My Beautiful Dark Twisted Fantasy, a ser lançado em 16 de Novembro de 2010. West já havia discutido este quarto álbum antes de 808s & Heartbreak. Ele citou Maya AngelouGil-Scott Heron e Nina Simonecomo inspirações musicais para o álbum. Acredita-se que a produção externa venha de RZA e Q-Tip, com outros positivamente envolvidos na produção do álbum, incluindo Pete Rock e DJ Premier. Conta-se que West fez com que Justin Vernon viesse de avião para o seu estúdio em Oahu, após aparentemente mostrar interesse em samplear uma das músicas de Bon Iver.
Em 28 de Maio, o primeiro single do álbum, "Power" com participação do cantor Dwele, vazou na Internet. Em 30 de Junho, a faixa foi oficialmente lançada através do iTunes. Em seguida, um vídeo para "Power", dirigido pelo artista Marco Brambilla, foi publicado na Internet. O vídeo, contudo, não é um videoclipe, mas sim um acompanhamento visual para cerca do primeiro minuto da música. West chamou o vídeo de "o retrato visual do poder".
Em 12 de Setembro de 2010, Kanye cantou uma nova música, "Runaway", com participação do rapper Pusha T, no MTV Video Music Awards. A música, single do próximo álbum de West, foi posteriormente liberada para download através doiTunes. Pouco depois da performance, Kanye revelou estar trabalhando em um filme curto de 40 minutos baseado na música. Também afirmou que o filme foi influenciado pelo gênero noir cinematográfico e é sobre uma fênix caída por quem ele se apaixona.
No final de Julho, West criou uma conta no Twitter, embora tenha afirmado anteriormente que não faria uso da rede social. Através de seu twitter, West criou um movimento chamado GOOD Fridays, em que promete lançar uma nova música para download grátis, a cada sexta-feira, até o Natal. A primeira música, o remix oficial de "Power", com participação de Jay-Z eSwizz Beatz, foi liberada em 13 de Agosto. Até agora, foram liberadas mais sete músicas: "Monster"; o remix de "Runaway Love", de Justin Bieber; "Devil in a New Dress"; "GOOD Friday"; "Lord Lord Lord"; "So Apalled" e "Christian Dior Denim Flow". Todas apresentam vários artistas convidados que incluem Jay-ZSwizz BeatzRick RossBon IverNicki MinajRaekwon,CommonPusha TKid CudiBig SeanCharlie WilsonMos DefRZACyhi The PrinceJohn LegendLloyd Banks e Ryan Leslie. West também afirmou através de sua conta no Twitter que fará parte de um álbum colaborativo de cinco músicas comJay-Z intitulado Watch the Throne.
Uma semana depois de estrear seu novo single "Otis", Jay-Z e Kanye West se uniram para formar um grupo chamado The Throne e anunciar sua nova turnê intitulada Watch the Throne Tour, dando início em Setembro 22, em Detroit. No dia 08 de agosto, os bilhetes para a turnê, será disponibilizada nos sítios "Ticketmaster.com" e "LiveNation.com". Fãs que comprarem os ingressos pela internet receberão uma cópia digital do álbum. A turnê já tem 24 datas confirmadas até o momento.
Watch The Throne foi disponibilizado para venda dia 8 de Agosto de 2011 e recebeu criticas variadas, a maior parte positivas.

[editar]Estilo musical e influências

West no estúdio com seu mentor No I.D.(à esquerda)
No início de sua carreira, a produção musical de Kanye West comumente utilizava samples vocais agudizados, geralmente de músicas soul, com sua própria percussão e instrumentos. Seu primeiro grande lançamento com seu característico estilo de sampling vocal foi "This Can't Be Life", uma faixa do álbum de The Dynasty: Roc La Familia de Jay-Z. West afirmou ter acelerado a percussão de "Xxplosive", de Dr. Dre, como alternativa à sua percussão em "This Can't Be Life".
West disse que o produtor RZA do grupo Wu-Tang Clan o influenciou, e falou em várias ocasiões que os rappers Ghostface Killah e Ol' Dirty Bastard, do Wu-Tang, foram alguns de seus favoritos de todos os tempos. Kanye disse:
Wu-Tang? Eu e meus amigos falamos disso o tempo todo... achamos que Wu-Tang teve um dos maiores impactos enquanto movimento. Desde a gíria até o estilo de se vestir, skits, os samples. Similar ao estilo [de produção] que eu uso, o RZA tem feito isso.
O próprio RZA fala positivamente das comparações:
Tudo bem. Eu tenho um super respeito pelo Kanye. Ele veio até mim um ou dois anos atrás. Ele me deu muitos elogios e bençãos... para as pessoas dizerem Wu-Tang inspirou Kanye, Kanye é um dos maiores artistas do mundo. Isso volta ao que dizemos: 'Wu-Tang é eterno.' Kanye vai inspirar gente a ser como ele." Após ouvir seu trabalho em The Blueprint, RZA afirmou que uma passagem de tocha havia ocorrido entre ele e Kanye, dizendo, "Alguém tem que calçar os sapatos. Se você não for fazê-lo, alguma outra pessoa vai. É assim que eu me sinto sobre o rap hoje."
Seguindo o sucesso comercial e da crítica de sua estréia em The College Dropout, West experimentou com o seu estilo de produção nos álbuns seguintes. Em Late Registration - durante o qual colaborou com o compositor de filmes Jon Brion - Kanye apresentou um approach mais "cinematográfico" ao som do hip-hop, combinando seu estilo de sampling característico com instrumentos de sopro, loops de piano, arranjos de cordas e vários outros elementos orquestrais para produzir instrumentação rica, em múltiplas camadas. Seu estilo evoluiu ainda mais durante a concepção de Graduation, onde fez uso pesado de batidas orientadas por sintetizadores e efeitos sonoros futurísticos, se distanciando dos samples de soul e optando por variedades mais ecléticas de interpolação de artistas que vão desde Elton John e Michael Jackson até Daft PunkPublic Enemy.
Mesmo tendo uma ocupação como produtor e depois como rapper, West demonstrou um interesse crescente em cantar durante a sua carreira. Os primeiros indícios podem ser encontrados em The College Dropout, em "Spaceship", faixa com um refrão melódico de West meio-cantado, meio-rap - estilo empregado pela primeira vez por ODB e Ghostface Killah, seus rappers favoritos. Na metade de 2008, enquanto participava de singles de vários outros artistas, West começou a cantar versos com o efeito auto-tune em "Put On", de Young Jeezy, e sem, em "Everybody", de Fonzworth Bentley. Isso finalmente culminou no lançamento de "Love Lockdown", single principal do quarto álbum de Kanye, 808s & Heartbreak. A música é o primeiro single solo de West a apresentar virtualmente nenhum rap, sendo, ao invés, totalmente cantada com o efeito auto-tune.
West acompanhado por uma orquestra de câmara
Apesar de seu uso de sampling ter diminuído com o passar do tempo, a produção de West continua a apresentar arranjos de corda distintos e complexos. Essa característica surgiu após ouvir o grupo inglês de trip-hop Portishead, cujo álbum ao vivo Roseland NYC Live, gravado em 1998 com a Orquestra Filarmônica de Nova York, o inspirou a incorporar violinos à sua produção de hip-hop. À época da gravação de seu álbum de estréia, Kanye só tinha condições de pagar por notas de violino fornecidas pelo violinista israelita Miri Ben-Ari; contudo, isso mudou com o sucesso posterior do disco, criando condições para que contratasse sua própria orquestra de cordas, composta de onze instrumentos. Durante algum tempo, West foi o único pop star a viajar em tour com uma orquestra de cordas.
Kanye afirmou em várias ocasiões que, quando não está trabalhando, prefere ouvirrock ao invés de hip-hop. Ele cita Franz FerdinandRed Hot Chili Peppers e The Killers como alguns de seus grupos musicais favoritos. Adicionalmente, em Graduation, West se inspirou em bandas dearena rock como U2The Rolling Stones e Led Zeppelin para criar melodias e progressões harmônicas. Tanto um fã como um apoiador da cultura indie, West utiliza seu website para promover bandas de indie rock pouco conhecidas, postando vídeos musicais e MP3s diariamente. A afinidade musical é mútua, e West já colaborou com artistas indie como SantigoldPeter Bjorn and John e Lykke Li, e incontáveis covers de suas músicas foram realizados por uma miríade de bandas de rock.

[editar]Empreendimentos

Em Agosto de 2008, West revelou seus planos para abrir dez restaurantes Fatburger em Chicago; o primeiro estava planejado para inauguração em Setembro de 2008 em Orland Park. O segundo foi aberto em Janeiro de 2009, enquanto o local do terceiro restaurante ainda está a ser revelado. Sua companhia, KW Foods LLC, comprou os direitos da franquia em Chicago. Além disso, West planejava iniciar sua carreira na moda, e se inscreveu para estágios em grandes casas de moda européias. Ele lançou sua linha de roupas, Pastelle, em 2009. Kanye também colaborou com a Nike para lançar seu próprio tênis, o modelo Air Yeezy.
Em 22 de Janeiro de 2009, durante a Paris Fashion Week, West inaugurou sua primeira linha de sapatos desenhada para a grife Louis Vuitton. A linha foi colocada à venda no inverno de 2009.

[editar]Filantropia

West criou a "Kanye West Foundation", em Chicago, em 2003. Em 24 de Agosto de 2007, Kanye apresentou o concerto beneficente inaugural para lançar a parceria da fundação com a Strong American Schools. O foco da organização é ajudar crianças de origem latina e afro-americana a continuarem na escola e a receberem educação apropriada no ensino fundamental, médio e superior. A fundação também ajuda os jovens a continuarem a cursar o ensino médio através da música. West contribuiu com mais de USD 500.000 à sua fundação. A organização também é chamada de "Donda West Foundation".
Kanye já apareceu e participou em vários eventos de angariação de fundos e concertos beneficentes. Ele já fez trabalho comunitário de assistência à vítimas do Furacão Katrina. Também prestou assistência à Kanye West Foundation, o movimento Millions More e 100 Black Men of America. Além disso, participou dos concertos beneficentes Live Earth e Live 8, da caminhada pelo Dia Mundial da Água, de maratonas da Nike e um especial da MTV, onde ajuda jovens veteranos daGuerra do Iraque com dívidas e estresse pós-traumático com uma segunda chance ao voltarem para casa.
Em Fevereiro de 2009, West contribuiu com 2 dólares para se tornar um produtor do 1 Second Film, um projeto colaborativo de arte sem fins lucrativos, juntamente com mais de 11 mil produtores no mundo todo.

[editar]Vida pessoal

[editar]Relacionamentos

Kanye West e a designer Alexis Phifer terminaram seu noivado de 18 meses em 2008. O casal namorava descontinuamente desde 2002, com West finalmente pedindo sua mão em casamento em Agosto de 2006. De acordo com um amigo, o relacionamento do casal vinha se desgastando, significativamente afetado pela grande quantidade de tempo e atenção que West vinha dedicando ao seu tour à época. "É sempre triste quando coisas assim terminam, e nós continuamos amigos", disse Phifer à revista People. Kanye também manteve um relacionamento com a modelo e socialite americana Amber Rosepor dois anos, porém West confirmou que o namoro terminou em meados de Agosto de 2010. Sobre seu último relacionamento, West afirmou à MTV News:
É, cara, foi uma época incrível e ela terminou. Uma das maiores coisas que ela me mostrou foi somente ser uma pessoa mais simpática porque ela era tão desconectada do conceito de celebridade quando eu a conheci. [Amber] era tipo, "O quê?! Você falou com seus fãs tão mal agora. Não vou nem falar com você nesse momento." Eu cresci com isso. Acho que esse foi o maior crescimento que tive dessa experiência.

[editar]Falecimento da mãe

Em 10 de Novembro de 2007, a mãe de Kanye, Donda West, morreu devido a complicações de uma cirurgia plástica envolvendo abdominoplastia e aumento dos seios. O site TMZ informou que o médico Andre Aboolian, de Beverly Hills, aconselhou Donda West a não fazer a cirurgia devido a uma condição de saúde que a colocava em risco de sofrer um ataque cardíaco. Aboolian a recomendou à outro médico. Donda nunca chegou a conhecer o médico recomendado por Aboolian e resolveu ser operada por um terceiro médico, Jan Adams.
Donda West em Agosto de 2007
Adams enviou seus pêsames à família de Donda West porém se negou a discutir publicamente a operação por conta da ética médica de sigilo. Ele havia estado previamente sob investigação do conselho médico. Adams apareceu no programa Larry King Live em 20 de Novembro de 2007, mas foi embora antes de ceder entrevista. Dois dias depois ele reapareceu com seu advogado, afirmando que estava lá para "se defender". Ele disse que os resultados da autópsia, recentemente publicados à época, "falam por si mesmos". No laudo final de 10 de Janeiro de 2008, o legista concluiu que Donda West morreu de uma "doença na artéria coronária e múltiplos fatores pós-operatórios devido a ou conseqüentes de lipoaspiração e mamoplastia".
O funeral e enterro de Donda West ocorreu em Oklahoma City em 20 de Novembro de 2007. West realizou seu primeiro concerto após o funeral no The O2, em Londres, em 22 de Novembro. Ele dedicou a performance de "Hey Mama", assim como o cover de "Don't Stop Believin'", de Journey, à sua mãe, assim como em todos outros concertos de seu tour Glow in the Dark.
Em uma entrevista coletiva em Dezembro de 2008, na Nova Zelândia, Kanye falou sobre a morte de sua mãe pela primeira vez. "Foi como perder um braço e uma perna e tentar andar desse jeito", ele disse aos repórteres.
Em homenagem à seu falecimento, o governador da CalifórniaArnold Schwarzenegger, decretou a "Donda West Law" (Lei Donda West), legislação que torna obrigatório que pacientes tenham aval médico para realização de cirurgias estéticas.

[editar]Problemas legais

Em Dezembro de 2006, Robert "Evel" Knievel processou West por violação de marca registrada pelo vídeo de West para a música "Touch the Sky". Knievel se ofendeu com o vídeo com supostos "conteúdos sexuais" no qual West assume a persona de "Evel Kanyevel" e tenta voar sobre um cânion em um foguete. O processo, realizado em tribunal federal, o acusa de violação de seu nome registrado e de sua imagem. Knievel também afirmou que as imagens "vulgares e ofensivas" no vídeo causam prejuízos à sua reputação. O processo buscava indenização e o fim da distribuição do vídeo. Em Novembro de 2007, Knievel acertou um acordo, somente alguns dias antes de sua morte.
Em 11 de Setembro de 2008, West e seu empresário de viagem/segurança, Don Crowley, foram presos no Aeroporto Internacional de Los Angeles e autuados com acusações de vandalismo grave após uma briga com paparazzi durante a qual West e Crowley quebraram as câmeras dos fotógrafos. West foi depois liberado do Departamento de Polícia de Los Angeles em Culver City sob fiança de USD 20.000. Em 26 de Setembro de 2008, a procuradoria de Los Angeles disse que não acusaria West de outros crimes por conta do incidente. O caso foi passado à promotoria municipal de L.A. que acusou Kanye e seu segurança de vandalismo leve, violação de propriedade privada e agressão. A acusação formal foi adiada para 14 de Abril de 2009. West foi novamente preso em 14 de Novembro de 2008, em um hotel próximo de Gateshead após outro incidente envolvendo um fotógrafo em frente a um clube noturno em Newcastle Upon Tyne. Ele foi depois solto "sem maiores ações", segundo um porta-voz da polícia.
Em Junho de 2010, West foi processado pelo rapper Vincent Peters que o acusou de roubar a música "Stronger". Peters, um rapper da Virgínia, afirma que ele enviou sua versão da música ao empresário de Kanye West, John Monopoly. Peters tinha esperanças de que Monopoly produzisse a faixa para ele. Ele também afirma que a versão de Kanye plagiou várias partes da letra de sua música. Peters nunca conseguiu o acordo com Monopoly.

[editar]Discografia

 Ver página anexa: Discografia de Kanye West
Álbuns de estúdio
Kanye West Kanye West Reviewed by MultiMidia Info on 23:01:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSE POST.

Comente com o Facebook:

Continue Conectado com essas matérias similares 👇

Tecnologia do Blogger.