Detonautas Roque Clube



Detonautas Roque Clube (conhecida simplesmente por Detonautas) é umabanda brasileira de Rock and roll formada em 1997 no Rio de Janeiro, e que fez muito sucesso no começo dos anos 2000. Influenciados pelo som forte do gênero americano, geralmente as letras de suas canções referem-se a amor,sexoviolência e corrupção, uma preocupação com a cidadania que marca o perfil de luta social e política da banda.



História

[editar]Início

A história dos Detonautas Roque Clube se mistura com o início da febre daInternet no Brasil. Em 1997, Tico Santa Cruz apareceu em uma sala de bate-papo perguntando se alguém ali tocava algum instrumento, Tchello, que também frequentava a sala, respondeu. Tico morava em Copacabana (RJ) e o mineiro Tchello administrava uma pousada em Ilhéus (Bahia).
Após o encontro dos dois precursores no Rio de Janeiro, a banda passou por várias formações, o fato de como a banda foi formada repercutiu no seu nome: Detonautas = detonadores + internautas. Neste mesmo ano, Renato Rocha entrou na formação com a intenção de tocar teclado, mas logo migrou para a guitarra. O início pela Internet virou notícia e no mesmo ano o Detonautas começou a se apresentar. Em 1999 o guitarrista Rodrigo Netto entra para banda, em 2000 o baterista Fábio Brasil, e em 2001 o DJ Cléston.
Graças à insistência principalmente de Tico Santa Cruz e à providencial ajuda de seu amigo, Gabriel, O Pensador, os Detonautas foram conseguindo seu espaço, primeiro nas rádios e depois amadurecendo na estrada, mesclando apresentações em locais de boa estrutura e em outros nem tanto, mas que serviram para dar cancha e experiência. Depois de muita batalha, que incluiu a famosa peregrinação com a demo embaixo do braço, (que incluía canções como "Eu Nunca Mais Vou Sem Cueca Para a Praia", "100 Critério", "Você Vai Pagar", "Terra Estranha" e "Rota da Vida") finalmente a chance: após muitas idas e vindas a Warner Music Brasil contratou a banda.

[editar]Detonautas Roque Clube

Em 2002, os Detonautas lançam o seu primeiro álbum, o homônimo Detonautas Roque Clube, canções de destaque como a polemica "Ladrão de Gravata" (uma das músicas com maior conteúdo de revolta contra os políticos corruptos no Brasil), "Ei Peraê!!!", "Que Diferença Faz", "O Bem e o Mal", e embalado com os três hits "Outro Lugar", "Quando O Sol Se For" (a musica mais famosa da banda), e "Olhos Certos", estas três musicas foram um grande sucesso nacional. No mesmo ano a banda abriu dois shows do Red Hot Chili Peppers, o primeiro no Rio de Janeiro para 10.000 pessoas, e o segundo em São Paulo para 50.000 pessoas no estádio do Pacaembu lotado.[1] Em 2003 os Detonautas venceram o premio VMB de banda revelaçao, ainda naquele ano abriram três shows da banda australiana Silverchair.[2]

[editar]Roque Marciano

Em 2004, foi lançado seu segundo álbum de estúdio, Roque Marciano, que rendeu o primeiro disco de ouro dos Detonautas, com nitidas influencias do Hardcore melódico americano, desta vez a banda implacou quatro hits, "O Amanhã", "O Dia Que Não Terminou", "Tênis Roque" e "Só Por Hoje", destaque também para as canções "Mercador Das Almas" e "Nada Vai Mudar". No dia 6 de novembro do mesmo ano, na Usina Royal em Campinas, os Detonautas fizeram a gravação do seu primeiro DVD também intitulado Roque Marciano, que inclui duas musicas inéditas, "Diz Quanto é Então", e "D Maior" (esta conta a com participação do grupo de Hip hop DMN). Em 2005, os Detonautas gravaram em parceria com Gabriel o Pensadora canção "Sorria", para o álbum Cavaleiro Andante do cantor rapper.

[editar]Psicodeliamorsexo&distorção

Em 2006, a banda lança seu terceiro álbum de estúdio Psicodeliamorsexo&distorção, marcado por um som mais pesado, e uma forte presença da voz, utilizando influencias do Post-grunge, e do Hard rock, o disco proporcionou à banda suas turnês nacionais com recorde de publico e turnês internacionais, destaque para canções como, "Não Reclame Mais", "Apague a Luz", "Assim Que Tem Que Ser", e "Insone" (musica com quase 18 minutos de duração), mas o grande hit foi a balada "Você Me Faz Tão Bem". O CD ainda contem a faixa bônus "The Wrong Life In The Right Way", cantada em espanhol por Tico Santa Cruz, a música também fez parte do documentário “Hijos de la guerra”, da diretora Brasileira Samantha Belmont.

[editar]Morte de Rodrigo Netto

Uma tragédia marca a trajetória da banda em 4 de junho de 2006. Aos 29 anos de idade, o guitarrista Rodrigo Netto foi assassinado ao passar com seu carro numa das mais importantes avenidas do Rio de Janeiro. Os bandidos queriam seu carro, Rodrigo não reagiu ao assalto, mas levou um tiro no peito e faleceu ainda no local. No carro estavam sua avó e seu irmão Rafael da Silva Netto que também foi atingido por 2 tiros, sem gravidade. Segundo investigações da Polícia Militar a ordem para o roubo do veículo partiu de traficantes de um morro próximo, entre os assaltantes estava um menor de idade, autor dos disparos contra o carro. Os integrantes tentam superar a dor da perda lembrando dos momentos bons e registrando isso em seus corpos, Tchello, o baixista da banda tatuou em suas costas uma imagem do rosto de Rodrigo como uma forma de homenagear o amigo e Tico tatuou na costela a assinatura do amigo.[3]

[editar]O Retorno de Saturno

Dois anos após a morte do guitarrista Rodrigo Netto, a banda entrou em atrito com a então gravadora Warner Music Brasil, apos varias brigas, a gota d'água foi quando Tico Santa Cruz se recusou a lançar um álbum acústico, o que gerou em uma rescisão de contrato. Pouco tempo depois os Detonautas assinaram com a rival Sony Music. No mesmo ano, eles entraram novamente em estúdio para gravarem o seu quarto disco, O Retorno de Saturno. Ao contrário do disco anterior, este contém uma influência mais leve e voltada ao Pop rock. O disco contém os hits "O Retorno de Saturno" e "Verdades do Mundo" (uma homenagem ao guitarrista falecido), destaque também pra as canções, "Eu Vou Vomitar Em Você", e "Oração Do Horizonte". O álbum recebeu indicação ao Grammy Latino.

[editar]Detonautas Acústico Ao Vivo

Em 2009, a banda lançou o CD e DVD acústico, a gravação aconteceu no Pólo de Cine e Vídeo no Rio de Janeiro. O repertorio trás alguns hits da banda, alem de duas musicas inéditas, “Só Nós 2” e “O Inferno São os Outros”, estas duas canções se tornaram grande sucesso nas rádios. O DVD também contém os covers "Até Quando Esperar" da Plebe Rude, e "Mais Uma Vez" do Renato Russo.

[editar]Mini turnê pelo Japão

Nos dias 4 e 5 de setembro de 2010, os Detonautas embarcaram para o Japão, onde realizaram dois shows, o primeiro uma apresentação na casa noturna Young Adult, em HamamatsuShizuoka, e o segundo em Toyohashi para um publico de 30 mil pessoas.

[editar]RockWalk Brasil “A Calçada da Fama do Rock Brasileiro”

Em 14 de maio de 2011, na cidade de Ribeirão Preto, o Detonautas registrou suas marcas na placa de concreto mais famosa do país. Os integrantes de uma das mais importantes bandas brasileiras, representante do rock nacional, gravaram as impressões de suas mãos na RockWalk Brasil, estão eternizados ao lado de bandas como SepulturaCapital InicialDr. Sin, e entre outras.[4]

[editar]Atualmente

O Detonautas se apresentará no Rock in Rio, no dia 2 de outubro, no mesmo palco que Guns N' RosesSystem of a Down,Evanescence e Pitty.
A banda esta gravando o seu quinto álbum de estúdio, desta vez de forma independente. A musica "Sexo Tântrico", uma das canções que fará parte do álbum a ser lançado, já é frequentemente tocada em shows ao vivo.
No dia 19 de julho os Detonautas lançam em seu site oficial o primeiro single do novo álbum da banda chamada "Combate", liberada para Download. A musica acabou virando a trilha sonora oficial do canal de lutas de artes marciais Combate (canal).
No dia 08 de agosto os Detonautas lançam em seu site oficial o segundo single do novo álbum da banda chamada "Um cara de sorte" liberada para Download, e chegando a tocar em várias rádios antes do lançamento.

[editar]Integrantes

[editar]Formação atual

[editar]Ex-integrantes

[editar]Discografia

[editar]Álbuns de estúdio

[editar]Álbuns ao vivo

[editar]Coletâneas

[editar]Compactos

  • "Outro Lugar" (2002)
  • "Quando o Sol Se For" (2003)
  • "Olhos Certos" (2003)
  • "Ei Peraê!!!" (2004)
  • "O Dia Que Não Terminou" (2004)
  • "Tênis Roque" (2004)
  • "Só Por Hoje" (2005)
  • "O Amanhã" (2005)
  • "Não Reclame Mais" (2006)
  • "Você Me Faz Tão Bem" (2007)
  • "Dia Comum" (2007)
  • "O Retorno de Saturno" (2008)
  • "Verdades do Mundo" (2008)
  • "O Inferno São Os Outros" (2009)
  • "Só Nós Dois" (2010)
  • "Tô Aprendendo a Viver Sem Você" (2004)
  • "Combate" (2011)
  • "Um cara de sorte" (2011)

[editar]Premiações

  • 2003 - Vencedor na categoria Banda Revelação
  • 2004 - Vencedor na categoria Melhor Website, com site de Marcos Sketch e Ricardo Brautigam
  • 2003 - Vencedor na categoria Revelação Musical
Laboratório Pop
  • 2006 - Vencedor na categoria Melhor Disco Nacional por Psicodeliamorsexo&distorção
  • 2006 - Vencedor na categoria Nome do Ano - Tico Santa Cruz

[editar]Curiosidades

  • Os Detonautas são muito conhecidos pelos telespectadores do MTV Rockgol, o campeonato de músicos. Foram considerados bons jogadores, com um 3º lugar em 2003 (no qual Tico foi artilheiro). Os apresentadores Paulo Bonfá eMarco Bianchi apelidaram quase todos os jogadores, como Koala (Tico), Motoserra (Tchello), Crina (Renato Rocha), Brasil-sil-sil (Fábio Brasil), O Neto do Rodrigo (Rodrigo Netto), além do famoso DJ "Clééééston", veterano considerado pela dupla o maior craque do campeonato.
  • As musicas Quando O Sol Se ForVerdades do MundoO AmanhãSó por Hoje, e Dia Comum fizeram parte da trilha sonora da novela Malhação.
  • Chad Smith baterista do Red Hot Chili Peppers, fez uma participação especial tocando percussão na abertura do show dos Detonautas no Pacaembu em 2002.
  • Durante a turnê dos Detonautas em 2002, Tchello acabou fraturando o braço, e foi substituído por Canisso baixista doRaimundos.
  • Os Detonautas aparecem tocando a musica Ei Peraê!!! no filme Um Show de Verão lançado em 2004.
  • Em 2004 a banda partipou da serie Família MTV Detonautas, a intimidade dos integrantes foi ao ar em seis episódios de 30 minutos.
  • O clipe da música O Dia Que Não Terminou, que mostra cenas reais de acidentes de transito, e imagens de pessoas sendo atendidas por paramédicos, fez com que a banda fosse acusada por parte da mídia de sensacionalismo.
  • No ano de 2006 os Detonautas lançaram o livro Mais Além, que traz textos dos Blogs de todos os integrantes da banda, letras de músicas e curiosidades sobre o tempo na estrada.
  • Com a confirmação dos Detonautas no Rock in Rio de 2011, faz com que eles sejam a primeira banda do cenário musical independente, a tocar no palco principal do festival em toda historia do evento.
Detonautas Roque Clube Detonautas Roque Clube Reviewed by MultiMidia Info on 21:50:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSE POST.

Comente com o Facebook:

Continue Conectado com essas matérias similares 👇

Tecnologia do Blogger.