Christina Aguilera




Christina María Aguilera (Nova Iorque18 de dezembro de 1980) é uma atriz,cantoracompositoraprodutora musical e humanitária norte-americana, vencedora de quatro prêmios Grammy, um Grammy Latino e indicada ao Globo de Ouro. Iniciou sua carreira na televisão, em 1990, aparecendo no programa de talentos americano Star Search, e depois entrou para o campeão de audiência da época, O Clube do Mickey, onde ficou entre 1993 e 1994. Ela foi contratada pela RCA records, em 1999, após de interpretar "Reflection", para o filme Mulan.
Aguilera já vendeu 54 milhões de álbuns e 30 milhões de singles.[1] Alcançou o topo das paradas mundiais diversas vezes, incluindo a Billboard Hot 100. Dentre seus maiores sucessos estão "Genie In a Bottle", "What a Girl Wants", "Come on Over (All I Want Is You)", "Lady Marmalade", "Dirrty", "Beautiful", "Ain't No Other Man", "Hurt" e Moves Like Jagger. Fez sua estreia no mundo da música em 1999, com o álbum Christina Aguilera, pela RCA, que obteve uma alta receptividade e se tornou sucesso imediato vendendo mais de 18 milhões de cópias - ganhando vários prêmios, incluindo o Grammy de artista revelação (que desbancou Britney Spears) - devido a inovação de colocar oTeen Pop em sintonia com uma voz poderosa, que lembrava as grandes divas do R&B, algo até então inédito. A partir de seu segundo álbum de inéditas,Stripped - que vendeu mais de 15 milhões de cópias, Christina passou a mesclar seu convencional Pop com raízes da música afro-americana, como oJazzSoulR&B e Hip Hop tornando-se cada vez mais evidente sua íncrivel capacidade e extensão vocal. Também possui grande influência latina, gravando um cd inteiramente em espanhol - Mi Reflejo. Trabalhou também, experimentalmente com a música eletrônica, no seu último CD "Bionic", que obteve baixa receptividade crítica e comercial, vendendo apenas 1 milhão de cópias.O que é pouco para uma artista de seu calibre. Para cada divulgação de um álbum de estúdio, ela criou um alterego sendo eles Xtina (Stripped eBionic) e Baby Jane (Back to Basics). É Ganhadora de importantes prêmios da música como Grammy AwardsMTV Video Music AwardsMTV Europe Music AwardsBillboard Music Awards, Billboard Latin, World Music Awards, entre vários outros.
Em 2008, Aguilera foi incorporada na lista dos "Cem melhores cantores de todos os tempos", realizada pela renomada revista Rolling Stone, ocupando a 58ª posição, sendo a cantora mais jovem a entrar nessa lista.[2] Em 2009 foi considerada umas das 50 pessoas mais bonitas do mundo pela revista People. Christina também foi considerada umas das mulheres mais bonitas do mundo segundo a revista Maxim.[2].
Trabalhou ao lado da premiada cantora e atriz Cher, na divulgação do musicalBurlesque, lançado em 24 de novembro de 2010 nos Estados Unidos e Canadá. Em 2010, Christina foi nomeada pela ONU como Embaixadora Oficial Contra Fome e foi homenageada com uma estrela na Calçada da Fama.[2]
Atualmente trabalha ao lado Cee Lo GreenAdam Levine e Blake Shelton no reality show The Voice da NBC, que estreou em Abril deste ano.

Biografia

Christina Maria Aguilera nasceu em Staten IslandNova York, em 18 de dezembro de 1980, e cresceu em Pittsburgh, nos subúrbios de WexfordPensilvânia. Filha de Fausto Wagner Xavier Aguilera, um militar equatoriano, e Shelly Loraine Fidler, uma tradutora de espanhol e violinista de ascendência irlandesa.[3][4] Como seu pai era militar, sua família sempre estava de mudança. Chegaram a morar no Texas, na Flórida, no Arizona e até mesmo no Japão.[5] Tudo isso em seus 6 primeiros anos de vida, portanto Christina sempre tinha problemas em se adaptar. Nesta mesma época, nasceu sua irmã, Rachel. Quando Christina completou 7 anos de idade, Shelly se divorciou, e levou-as para a casa de sua avó, em Rochester, na Pensilvânia, uma cidade nos arredores de Pittsburgh com a esperança de reconstruir suas vidas. De acordo com Christina e sua irmã, o pai delas era controlador e abusador emocional e psicológico.[6] É possível percerber, Christina cantando sua dificuldades da infância em músicas como "I'm OK" do álbum Stripped, e "Oh Mother" de Back to Basics. Shelly ainda se casou novamente, com o paramédico Jim Kearns e trocou seu nome de Shelly Aguilera para Shelly Kearns. O padrasto de Aguilera era viúvo e pai de dois filhos: Stephanie e Casey. Mais tarde, Shelly e Jim tiveram um filho: Robert Michael.[7]
Desde que aprendeu a falar, Christina dizia que queria ser cantora, ela cresceu admirando artistas como CherEtta James,Billie HolidayElla FitzgeraldJudy GarlandLena HorneBarbra StreisandOtis ReddingMadonnaMarvin Gaye, Gladys Knight, Patti LaBelleDonna SummerMinnie RipertonNina SimoneBessie SmithWhitney HoustonMariah CareyStevie Wonder e Aretha Franklin, e foi sua avó Delcie Fidler que descobriu o talento vocal de Christina. Quando criança, Aguilera aspirava ser uma cantora, cantando em shows de talento locais e competições, sendo reconhecida localmente como: "Garota do vozeirão".[8] Este rótulo se tornou um problema na vida da garota e, principalmente, nos demais concursos em que ela entraria. Quando os outros concorrentes sabiam que ela estaria participando simplesmente desistiam e os pais destas crianças não gostavam do que ocorria. Aguilera passou a ser perseguida e menosprezada. E a proporção dos ataques à pequena notável foram aumentando, chegando a atos de vandalismo em sua casa, depredações e até mesmo atentados ao carro da família.[9] Isso fez com que sua familía se mudasse para outro subúrbio de Pittsburgh (dessa vez Wexford), e mantiveram segredo sobre o seu talento. Aos nove anos, era a cantora oficial do hino nacional dos Estados Unidos, "The Star-Spangled Banner", e a cantora oficial da equipe de futebol americano dos Pittsburgh Steelers e da equipe de hóquei Pittsburgh Penguins. Em quinze de março de 1990, ela apareceu no programa Star Search, cantando "A sunday kind of love", mas, perdeu a competição ficando em 2º lugar. Depois de perder aquela competição, ela participou de um programa local cantando a mesma música, fazendo com que as pessoas comentassem que apesar dela ter dez anos, sua voz era de vinte. Com o sucesso de sua apresentação, foi convidada novamente. Desta vez, cantou "Vision of Love", o primeiro single deMariah Carey, causando espanto por alcançar todas as notas, incluindo o famoso agudo, marca registrada de Carey.
Com 11 anos, Christina fez um teste para o elenco infantil da Disney e passou, porém não entrou no programa desejado devido a sua idade. Um ano depois Christina conseguiu o que queria. Em 1993, entrou no famoso programa "The Mickey Mouse Club".[10] O elenco era composto por Britney SpearsJustin TimberlakeJC Chasez (ambos futuros integrantes do *NSYNC), Rhona BennetRyan Gosling e Keri Russell (futura protagonista do famoso seriado Felicity), que ganhou o posto de, além da própria Christina, diva do programa depois de apresentar "I Have Nothing", clássico de Whitney Houston.[11] Em1994 o programa acabou. Christina passou a gravar fitas demo e enviar para gravadoras. Através de pequenos contratos, Christina Aguilera começou a viajar pelo mundo mostrando suas habilidades musicais e chegou a gravar um dueto com o popstar japonês Keizo Nakanishi, chamado "All I Wanna Do". Participou do clipe e saiu em turnê pelo Japão acompanhada pelo cantor. Durante a turnê, quase causou um incidente no Golden Stag Festival, na Pensilvânia, ao descer do palco e cantar duas músicas no meio da platéia de aproximadamente 10.000 pessoas.

[editar]Carreira musical

[editar]1998-2000: Sucesso conquistado com disco Christina Aguilera e versão em espanholMi Reflejo

Em 1998, os estúdios Walt Disney estavam a procura de uma nova voz feminina para a canção tema do filme Mulan e os produtores ouviram uma fita antiga que Christina lhes tinha enviado, onde ela cantava "Run To You", de Whitney Houston. Ela cantou a nota mi (E5) em voz cheia (ou seja, sem falsete). Aguilera foi contactada e em menos de 48 horas estava em estúdio, porém a música ainda tinha uma surpresa: Christina precisaria cantar uma escala acima do seu tom natural para gravar "Reflection". Ao fazê-lo sem dificuldade, entrou para a trilha sonora do filme.[12] Depois de grande notoriedade, Aguilera assinou contrato com a RCA/BMG Records, em Los Angeles. Imediatamente iniciou a gravação de seu primeiro álbum, intitulado com seu nome, que foi um enorme sucesso: Christina Aguilera. Lançado em 1999, foi muito bem recebido e alcançou o #1 da Billboard, vendendo de 8,5 milhões de cópias só nos Estados Unidos[13] e mais de 17 milhões de cópias em todo o mundo.[14] O álbum também está incluso no Top 100 Álbuns de Todos os Tempos na lista da RIAA baseado nas vendas nos Estados Unidos.[15] Tendo lançado apenas "Gennie In a Bottle", seu segundo single, Aguilera ganhou seu primeiro Grammy, por Artista Revelaçã, batendo nomes como Macy Gray, e Britney Spears. E foi nomeada por Melhor Performance Vocal Pop.[16] O álbum teve ainda mais 3 Singles, "What a Girl Wants", "I Turn To You" e "Come on Over (All I Want Is You)". Com apenas 4 Singles lançados, Christina obteve 3 #1's na mais importante parada musical americana, aBillboard Hot 100. Ela terminou o ano no especial de final de ano da MTV, performando como a primeira artista a ter um single número um na Billboard Hot 100 do milênio.
Em 2000, Christina mostrou suas raízes latinas. Ainda trabalhando na divulgação do último Single de seu primeiro álbum,Come on Over (All I Want Is You), Aguilera lançou seu primeiro álbum totalmente em espanhol, voltado para o mercado latino. Mi Reflejo contava com regravações de seus primeiros Singles e também músicas inéditas. O álbum novamente alcançou o #1, desta vez no seu segmento, a Billboard Latina e ainda conseguiu a façanha de entrar para o Top 30 daBillboard oficial. Em 2001Mi Reflejo lhe rendeu o Latin Grammy, por Melhor Álbum Pop e o single "Ven Conmigo" tornou-se febre no mundo latino. Mesmo assim, o lançamento desse álbum foi criticado, pelo fato de dizerem que Christina estava tentando ganhar com o popularização da música latina. Foi por esse álbum que Aguilera, ganhou o seu primeiro Latin Grammy de melhor álbum vocal pop feminino. Mi reflejo ganhou o certificado de ouro no Estados Unidos e ela também ganhou o World Music Award como a artista latina que mais vendeu no ano.[17]
Ainda em 2000, Aguilera lançou outro trabalho especial: um álbum natalino. Intitulado de My Kind Of Christmas, o álbum teve dois singles, "The Christmas Song" e "Christmas Time". Alcançou #28 na Billboard 200, e foi certificado de Platina nosEstados Unidos.[17] O álbum fez um enorme sucesso e rendeu um especial de TV à cantora. Christina fez um show natalino para o canal ABC. Nesse mesmo ano foi ao Brasil para dois shows, além de participar dos programas Disk MTVPlaneta XuxaPrograma Raul Gil e Domingão do Faustão; nos três últimos programas cantou a música What a Girl Wants.

[editar]2001-2003: Afirmação profissional, Just Be Free e polêmicas com disco Stripped

No início de 2001, Ricky Martin a convidou para gravar "Nobody Wants to Be Lonely", para seu álbum Sound Loaded. Em maio do mesmo ano, ela, juntamente com PinkMýaLil' Kim e a colaboração de Missy Elliot, interpretou a canção mais famosa e bem-sucedida de 2001, conforme divulgou o especial retrospectivo do canal E! Enterneinement Television, sobre o ano de 2001. Para a trilha sonora do filme Moulin Rouge, o quarteto regravou um clássico dos anos 1970: "Lady Marmalade". A canção ocupou o posto número 1 em mais de 20 países, incluindo 5 semanas na primeira posição na parada musical dos EUA, Billboard Hot 100. Recebeu, também, certificação de disco de ouroplatina e platina duplo ao redor do mundo. "Lady Marmalade" rendeu à Aguilera seu segundo Grammy, desta vez por Melhor Colaboração Pop com Vocais. O videoclipe também foi o vencedor da categoria Vídeo do Ano, no MTV Video Music Awards de 2001.
Nesse mesmo ano, o single "Just Be Free" surgiu nas lojas de discos, que foi um dos demos gravados quando Aguilera tinha 15 anos. Quando a RCA Records descobriu isso, eles avisaram aos fãs para não lhe comprar.[18] Meses depois, Warlock Records foi posta para lançar o álbum Just Be Free, que contém os demos da Christina Aguilera. Aguilera apresentou uma quebra de contrato contra Warlock e os produtores do álbum de bloquear a liberação.[19] Em vez disso, as duas partes chegaram a um acordo para o lançamento do álbum. Aguilera emprestou seu nome e imagem para um montante não especificado de danos. Muitos dos detalhes do processo permanecerão confidenciais. Quando o álbum foi lançado em agosto de 2001, tinha uma fotografia de Aguilera, quando ela tinha quinze anos.[20]
Aguilera em sua Stripped Tour, 2003.
Em setembro de 2001, Aguilera começou a gravação do álbum do novo material que tem o título de Stripped. Em 2002, após 3 anos de trabalho, Aguilera lança seu segundo álbum oficial, Stripped — completamente diferente de seu primeiro álbum. Menos pop, e com influências variadas, que vão do jazz ao hip-hop, passando pelo gospelsoul e R&B. No início, entretanto, o álbum não foi tão bem recebido quanto o anterior pela crítica especializada. E, para muitos, a íncrivel habilidade vocal de Christina foi ofuscada pela imagem sexy e provocante que ela começou a cultivar com o single de estréia, "Dirrty".[21] Ela negou que essa mudança era um problema de publicidade, dizendo que essa imagem reflete melhor sua verdadeira personalidade, do que a cultivada em 1999. O álbum vendeu 330.000 cópias na sua primeira semana de lançamento chegando na posição de número dois na Billboard 200. Essa imagem mais pervertida rendeu reações das mais diversas. Mesmo assim, o video de "Dirrty" se tornou um dos sucessos do ano na MTV norte-americana e teve um resultado além do esperado na venda de singles. Mesmo assim, Dirrty não teve um sucesso nas paradas americanas, chegando a posição #48, na Billboard Hot 100, mas, ao redor do mundo o single se tornou um hit, chegando ao topo da parada britânica, e na Irlanda.
Seu segundo single, "Beautiful" - foi lançando as pressas para não prejudicar as vendas do disco, alcançou o #1 na Austrália,Reino UnidoNova Zelândia, entre outros países, embora tenha chegado até a #2 nos Estados Unidos.[22] Stripped ainda teve mais três singles lançados em 2003: "Fighter", "Can't Hold Us Down" e "The Voice Within", todos os singles do álbum fizeram mais sucesso no mercado interncacional todos ficaram no Top 10 da WorldWide Singles, sendo que "Beautiful" e "Can't Hold Us Down" foram os singles do "Stripped" que mais tiveram repercussão na Billboard. O álbum foi certificado com Disco de Platina Quadruplo nos Estados Unidos pela RIAA e vendeu 11,5 milhões de cópias no mundo.[14] O álbum ainda apareceu na posição de número 10 na parada de final de ano da billboard 200 e ela foi considerada a artista feminina de 2003 pela billboard.[23] No Brasil com Disco de Ouro, pelos mais de 50 mil exemplares comercializados nos país, segundo aABPD.[24] Foi nessa fase que ela se autodenominou Xtina, tanto que tatuou na nuca e colocou vários piercings pelo corpo.[25]
Em 2003 Aguilera participou de uma das maiores polêmicas da história da MTV[26] nos Estados Unidos. Durante a abertura do apresentação no MTV Video Music Awards, Christina realizou um dueto com Britney Spears, cantando a clássica "Like a Virgin". Ao final da performance, Aguilera e Britney trocaram beijos com Madonna.
Missy Elliot fez uma participação especial ao lado das três. Naquela mesma noite, Christina surpreendeu a todos apresentando-se novamente. Dessa vez, a cantora cantou suas próprias músicas: o hit "Dirrty", que lhe rendeu indicação aoGrammy, e "Fighter", acompanhada pelo famoso guitarrista Dave Navarro. Christina ainda foi convidada a apresentar o Europe Music Awards, a maior premiação da MTV européia, e se tornou a anfitriã do evento, onde também ganhou na categoria deMelhor Cantora Feminina. A edição apresentada pela cantora foi uma das mais lucrativas e com maiores registros de audiência na história da premiação. Christina Aguilera foi intitulada Artista do Ano, pela Rolling Stone. Além de sua turnê,Stripped Tour, ter sido eleita a melhor do ano e a Tour mais lucrativa de 2003.[27]

[editar]2004-2007: Amadurecimento pessoal, novos rumos na carreira e Back to Basics

Em 2004, Christina assumiu uma postura mais madura, deixando a ousada imagem que construiu com "Dirrty" de lado e chegou a participar de importantes movimentos políticos e campanhas sociais. Com um visual cada vez mais glamouroso e sofisticado, esbanjando elegância por onde quer que fosse.[28] Essa nova imagem lhe rendeu um contrato milionário com aMercedes-Benz, tornando-se o novo rosto da empresa. Um pouco antes das eleições americanas, Aguilera estrelou a campanha política Declaire Yourself. Nesses anúncios, a cantora aparecia com a boca costurada, expressando as conseqüências de abrir mão de votar (lembrando que nos EUA o voto é facultativo). Christina participou de diversos debates e foi convidada ao The Oprah Winfrey Show para discutir a importância do voto e suas conseqüências.
No verão de 2004 Aguilera estava em 2 singles. O primeiro: "Car Wash", uma regravação de Rose Royce, para a trilha sonorada animação da DreamWorksO Espanta TubarõesMissy Elliot também participou.[29] O segundo single também foi uma participação. Desta vez com o rapper Nelly, para seu álbum Sweat, single intitulado "Tilt Ya Head Back". Apesar de ter lançado esses novos singles e de terem se passado dois anos após o lançamento de seu segundo álbum, Christina ainda colhia os frutos de Stripped, mesmo sendo 2004, que ainda se encontrava no Top 200 Álbuns, da Billboard. Aguilera recebeu 5 indicações ao Grammy Awards, incluindo Melhor Álbum Pop e Canção do Ano, por "Beautiful". Christina venceu novamente, desta vez na categoria Melhor Performance Pop Feminina, por "Beautiful".
Em fevereiro de 2005 Christina anunciou seu noivado com o executivo fonográfico, Jordan Bratman, com quem mantinha relacionamento desde 2002. Após 3 anos então, em novembro, casou-se com Jordan.[30]
Aguilera colaborou com o pianista de jazz, Herbie Hancock, em seu álbum Possibilities. A canção "A Song For You", uma regravação de um clássico de Leon Russel. Christina retomou o clima do Mickey Mouse Club ao ser convidada especial da comemoração do 50º aniversário da Disneylândia, interpretando a canção "When You Wish Upon a Star". Aguilera colaborou, também, com Andrea Bocelli, na canção "Somos Novios (It's Impossible)", para o álbum Amore, do cantor italiano.[31] Em 2006, com sua versão de "A Song For You", juntamente com Hancock, Aguilera mais uma vez recebeu uma nomeação aoGrammy. A canção lhe rendeu uma apresentação na 48ª edição do da cerimônia. Por sua colaboração em "Somos Novios", Christina foi convidada de honra do renomado Festival de San Remo, apresentando-se ao lado de Bocelli.
Christina Aguilera cantando "Understand"
Fortemente infuenciada pelo jazz e o soul das décadas de 20, 30 e 40,[32] Aguilera trabalhou em seu terceiro álbum, Back To Basics, lançado em 15 de agosto, obtendo o #1 em mais de 15 países, incluindo EUA,[33] Inglaterra[34] e Austrália.[35] O primeiro single, "Ain't No Other Man" teve um bom exito, alcançando #3 no Brasil e #2 no Reino Unido, além da #6 posição nos EUA e #1 em Portugal. "Hurt", segundo single de Back to Basics, alcançou Top 20 nos EUA, #1 na Suécia e #2 na Alemanha.
Além da divulgação de seu próprio álbum, Aguilera colaborou com o rapper Diddy, em seu álbum Press Play, na canção "Tell Me" - que apesar de ser segundo single do álbum, não teve muita repercussão nas paradas mundiais. Christina anunciou sua nova turnê, intitulado Back to Basics Tour, com 18 apresentações européias entre 17 de Novembro e 17 de Dezembro; e 41 apresentações na América do Norte entre 20 de Fevereiro e 5 de Maio.[36] Christina também foi citada na lista das mulheres mais ricas do entretenimento pela revista Forbes, com um patrimônio estipulado em 60 milhões de dólares (lucro anual).[37]
"Candyman", canção lançada como terceiro single de Back to Basics alcançou #2 na Australia, mostra uma forte influência do pop das décadas de 40 e 50, com sonoridade Big Band. Durante a cerimônia do 49ª Annual Grammy Awards, Aguilera ganhou o prêmio de Melhor Performance Pop Feminina, por "Ain't No Other Man". Christina fez uma aclamada apresentação durante a premiação: um tributo a James Brown, cantando "It's a Man's World".[38]
"Slow Down Baby" foi o quarto single do álbum, divulgado somente na Ásia e Oceania, atingindo #21 na Austrália. No dia 8 de Novembro de 2007 foi lançado o clipe ao vivo oficial do single "Oh Mother", quinto do álbum, para apenas alguns países da Europa. A apresentação do clipe foi retirada de cenas do DVD Back To Basics Live And Down Under que foi lançado em Dezembro de 2007. Até o momento, Back to Basics vendeu mais de 6 milhões de cópias no mundo.[39]

[editar]2008-2010: Keeps Gettin' BetterBionic e divórcio

O seu Greatest Hits Álbum "Keeps Gettin' Better - A Decade of Hits" contém os grandes êxitos da cantora desde 1998, foi lançado dia 11 de Novembro de 2008 e estreou em #9 na Billboard 200. Para promover á álbum, foi lançado o singleKeeps Gettin' Better, que atingiu #7 na Billboard Hot 100 e #4 no Canadá. O álbum também possui três músicas inéditas, sendo dois de seus sucessos em versões regravadas, "Genie 2.0 (Regravação de Genie in a Bottle)", "You Are what You Are" (Regravação de Beautiful) e Dynamite. O álbum já vendeu 3 milhões de cópias no mundo.
No mesmo ano Aguilera foi convidada pelo cineasta Martin Scorsese para participar do filme Rolling Stones: Shine A Light, Christina apareceu para fazer um dueto com o Mick Jagger na música “Live With Me". Christina também participou do filmeGet Him to the Greek ao lado de Russell Brand que a convidou pessoalmente no VMA de 2008, também participaram do filmeJonah Hill e Sean Combs.
Em 2010 Christina lançou seu 4º álbum de estúdio. Aguilera disse que este seria um álbum virado para o futuro, com inspirações em sons e tipos de música alternativos e futuristas como por exemplo o Electro, o qual se pode confirmar nas colaborações divulgadas. Aguilera sempre disse que queria inovar ao fazer música, com Back to Basics ela levou-nos ao passado, e com "Bionic" quer fazer exatamente o contrário. Os produtores confirmados para esse quarto álbum de Christina Aguilera são Linda Perry, DJ Premier, Mark Ronson e as bandas britânicas Goldfrapp e Ladytron. O produtor Christopher Stewart (Tricky Stewart)também está em colabroração para o novo álbum. Ele ficou conhecido por produzir sucessos como por exemplo Single Ladies da cantora Beyoncé. A cantora e compositora australiana Sia Furler também está em colaboração para o álbum. No dia 30 de março de 2010, o site oficial da cantora afirmou que o lançamento do álbum ocorreria mundialmente no dia 8 de junho de 2010, e o novo single seria "Not Myself Tonight". O nome do novo álbum será "Bionic", segundo declarações dadas pela artista, à revista internacional Marie Claire. O site oficial divulgou a tracklist completa do álbum Bionic, com 18 músicas da versão normal. A versão Deluxe conta com 6 faixas adicionais. Aguilera começou a divulgação do álbum em janeiro quando cantou a música Lift Me Up em versão acústica no Hope for Haiti Now, devido a tragédia que ocorreu no Haiti em 2010.
Bionic recebeu críticas mistas da mídia o Metacritic por exemplo deu uma média de 56, em um máximo de 100, baseado em 21 críticas recolhidas. No dia 23 de março "Not Myself Tonight" foi anunciado como primeiro single do álbum, a música teve um sucesso moderado, alcançando #23 nos EUA, #22 na Austrália, #3 no Japão, #12 noReino Unido, #11 no Canadá, #9 naBélgica e #23 no Brasil, além de #1 na Parada Club Play dos EUA.
No dia 7 de maio de 2010, Christina Aguilera fez sua primeira apresentação ao vivo de seu novo Single Not Myself Tonight no programa The Oprah Winfrey Show, além de se apresentar na final de American Idol e na premiação da MTV Movie Awardsde 2010. You Lost Me foi lançada como segundo single do álbum. Por causa das baixas vendas do álbum, a gravadora RCAresolveu fechar os trabalhos do álbum, lançando no total somente 2 singles oficiais e cancelando a turnê. Apesar das mistas vendas Bionic apareceu entre os 200 CD's mais vendidos da Billboard dos Estados Unidos e apareceu em 2º lugar entre os álbuns mais baixados ilegalmente, perdendo apenas para o álbum de Rihanna com LoudBionic vendeu 1 milhão de cópias em todo mundo.
Estrela de Christina na Calçada da Fama.
No dia 12 de outubro, Christina anunciou que seu casamento de cinco anos com o produtor musical Jordan Bratman chegou ao fim. Aguilera confirmou notícias de que ela e Bratman haviam se separado, dizendo em um comunicado: "Apesar de Jordan e eu estamos separados, o nosso compromisso com o nosso filho Max continua tão forte como nunca."[40][41]. Aguilera entrou com pedido de divórcio de Bratman em 14 de outubro de 2010, pedindo a guarda legal e física conjunta de seu filho, e especificando 11 de setembro de 2010 como a data da separação. No mesmo ano Christina confirma seu namoro com Matthew Rutler. Em 15 de novembro de 2010, Aguilera recebeu uma estrela na Calçada da Fama[42].

[editar]Atualidade

Depois do sucesso mediano de seu filme Burlesque. Christina agora está concentrada na gravação de seu 5º álbum de estúdio,que será sincero e introspectivo,segundo a cantora. Ela também colaborou com o rapper T.I. para seu 7º álbum intitulado No Mercy, "Castle Walls" é o nome do single.[43]. Em janeiro, Aguilera veio ao Brasil para lançar sua linha de roupas em parceria com as lojas C&A.
No dia 6 de fevereiro ela abriu o Super Bowl e criou polêmica ao errar a letra do hino nacional americano, em comunicado oficial Aguilera disse: "Eu mergulhei de cabeça dentro daquele momento da música e acabei perdendo a noção de onde estava na letra. Só me resta torcer para que todos possam ter sentido meu amor por este país, e que o verdadeiro espírito do hino tenha se sobressaltado".[44]. Aguilera também fez uma aclamada homenagem á Aretha Franklin no Grammy Awards ao lado de Jennifer HudsonYolanda Adams, Martina Mcbride e Florence Welch.
Em 2011 foi confirmado que Christina será treinadora e mentora do reality show "The Voice" do canal NBCCee Lo Green, o vocalista da banda Maroon 5 Adam Levine e o cantor de música coutry Blake Shelton irão dividir a bancada da atração. O programa estreou nos Estados Unidos no dia 26 de abril, e elevou o índice de audiência do canal NBC, sendo lider de audiência, da TV americana.
Christina também foi imortalizada na Calçada da Fama da boate Abbey, um hotspot em Los Angeles que estava reinaugurando após período de reformas. A boate trouxe como novidade uma Calçada da Fama gay, com ícones que representavam apoio à equalidade de tratamento. Christina foi a primeira convidada a firmar sua mão na nova calçada.
Ainda nesse mesmo ano Christina colaborou com Adam Levine com a canção Moves Like Jagger, a canção alcançou a 1º posição do iTunes, a canção ainda alcançou o topo da Billboard Hot 100, de varios países incluindo os EUA, Moves Like Jagger fez com que Christina entrasse num elitizado grupo de 8 artistas a ter um número #1 na Hot 100 em três décadas diferentes: nos anos 90, nos anos 2000, e nos anos 2010. Os outros artistas nesta lista são Britney SpearsUsherJanet JacksonMadonnaMichael JacksonElton John e Stevie Wonder[45].
Christina também gravou a faixa “La Casa” que fará parte do filme “Casa de mi Padre” o filma irá ser lançado nesse ano e contara com a participação do ator Will Ferrell.

[editar]Prisão

Na manhã do dia 1º de março, Christina e seu namorado Matthew Rutler, foram detidos após serem flagrados dirigindo embriagados, Christina foi liberada no mesmo dia, Matthew teve que pagar uma fiança de 5 mil dólares.

[editar]Habilidade Vocal

Christina Aguilera ao longo de sua carreira foi elogiada pelos nomes mais honrados do mundo da música. É considerada por muitos a maior voz dessa geração, na infância chamada de "A pequena garota do vozeirão" e eleita por muitos meios de comunicação como a maior vocalista de todos os tempos guardada em um corpo de apenas 1,56m de altura. Aguilera liderou a lista da revista COVE dos 100 melhores vocalistas pop, com uma pontuação de 50/50,[46]. além de ter chegando em quinto lugar do "22 do MTV Greatest Voices in Music", sua interpretação de "It's a Man's Man's Man's World" de James Brown noGrammy Awards ficou em terceiro lugar no Grammy's Greatest Moments List atrás apenas de Celine Dion com sua performace de My Heart Will Go On e Green Day com "American Idiot", a performance ainda a colocou no roll do Rock And Roll Hall Of Fame ao lado de lendas da música. A conceituada Revista Rolling Stone classificou Aguilera em 58 na sua lista dos 100 maiores cantores de todos os tempos, sendo a mais jovem cantora a entrar na lista.
Sua Classificação vocal é: Soprano lírico-spinto. Registro vocal de 4 oitavas e 1 semi-tom (C3 - C#7)
  • Nota mais grave: C3 (We're A Miracle), C#3 (Walk Away).
  • Nota mais aguda em voz de peito: G#5 (Christmas Time), G#5 (Lady Marmalade - Live at Grammy).
  • Nota mais aguda em falsete: Eb6 (Have Yourself a Merry Little Christmas).
  • Nota mais aguda em whistle register: C#7 (The Christmas Song - Studio); G#6 Por Siempre Tu (Live in Venezuela).
  • Nota mais longa: 18 segundos em "At Last" Dvd Stripped ao vivo no Reino Unido

[editar]Temas e estilos musicais

Os temas constantes usados nas letras das músicas de Christina é o amor, embora ela tenha escrito sobre outros assuntos como o “poder feminino” , tristeza, e principalmente sobre violência dómestica problema na qual Christina lidou em sua infância. Em uma entrevista Aguilera admitiu que se sente responsável por revelar seu sentimentos mais vulneráveis e de partilhar os lados mais sombrios de sua vida. Aguilera também é conhecida por ter vários estilos musicais, no final dos anos90 ficou conhecida pelo seu estilo Teen Pop, ela rapidamente partiu para outros estilos musicais, em seu segundo álbumStripped Aguilera explorou estilos variados como o RockR&B e o Hip-Hop, já em Back to Basics Aguilera procurou trazer o charme do pop dos anos 60 e 70 como o JazzSoul e o Blues, em Bionic Aguilera trouxe um som mais futurístico, com várias músicas pop e eletro.

[editar]Influências

Mariah Carey se tornou sua maior idola após Christina ouvir "Vision of Love" nas rádios em 1990.
A sua maior influência é a cantora Mariah Carey. Cantou, quando pequena, a canção "Vision of Love" em uma competição musical, na qual ficou em segundo lugar. Segundo fontes, Christina fez o mesmo whistle register que Carey regista ao longo da canção, impressionando os jurados na época.
Cquote1.svgEu conheci a Mariah no meu quarto, um dia, ouvindo rádio, e quando Vision Of Love tocou, eu desci as escadas gritando "Mamãe, Mamãe, eu achei a melhor pessoa do mundo! Eu acabei de ouvir a melhor nova voz."Cquote2.svg
Christina -1999, numa entrevista à MTV.[47]
Uma das influências importantes também para Christina é Etta James, cuja canção At Last foi regravada por Aguilera ao longo de sua carreira. Aguilera também temMadonna e Janet Jackson como duas de suas maiores influências, por se reinventarem e serem mulheres fortes e corajosas, e fazerem o que querem sem se importar com que os outros dizem. Outras influências musicais de Aguilera sãoAretha FranklinWhitney Houston, e Nina Simone.
Aguilera também cita o musical The Sound of Music e sua atriz principal, Julie Andrews, como inspiração desde cedo para cantar e representar. Além de Julia Andrews, Aguilera tem como influências outras atrizes da “era de ouro” de Hollywoodcomo: Marlene Dietrich , Marilyn Monroe , Carole Lombard , Greta Garbo e Veronica Lake. Em seu vídeo clip da música Ain't No Other Man, ela interpreta seu alter ego , " Baby Jane ", em referência ao filme What Ever Happened to Baby Jane? o filme é estrelado pelas atrizes Bette Davis e Joan Crawford. O terceiro single de Back to Basics, "Candyman" foi inspirado pela canção de 1941, "Boogie Woogie Bugle Boy", de The Andrews Sisters, que foi tocada durante a Segunda Guerra Mundial aspin-up também serviram como inspiração. Aguilera também é fãn de ícones da música como a cantora Nico, e Blondie e de artistas como Alberto VargasRoy LichtensteinAndy Warhol e Banksy quem em 2006 comprou três obras de Banksy durante uma exposição de arte privada, uma delas incluía uma foto pornográfica da Rainha Vitória. Também é grande fãn do trabalho do fotógrafo David LaChapelle na qual é seu amigo e que já trabalhou com ela em vários clipes como: DirrtyCan't Hold Us Down e The Voice Within. Também já mencionou em várias entrevistas que é fãn da atriz Angelina Jolie e Cher na qual trabalhou com ela em "Burlesque". Christina Aguilera também é grande apreciadora da moda, entre seus estilistas prediletos estão Roberto Cavalli na qual trabalhou com ela em sua ultima turnê Back to Basics TourJohn Galliano , Donatella VersaceMarc JacobsChristian Louboutin e Alexander McQueen, cujos desenhos ela tem usado ao longo de sua carreira.

[editar]Burlesque

Em Fevereiro de 2010, Christina terminou as filmagens de Burlesque, um filme dirigido e escrito por Steve Antin, irmão da criadora do grupo The Pussycat Dolls. O título do filme será Burlesque (em países latinos: Noches de Encanto) terá por base o gênero musical, que terá no elenco a também cantora e atriz ganhadora do Oscar CherStanley Tucci (Nigel, de O Diabo Veste Prada), Peter Gallagher (da série The O.C.), Eric Dane (da série Grey's Anatomy), Cam Gigandet (que também participou do filme Crepúsculo) e Kristen Bell (da série 'Veronica Mars'). O filme conta a história da jovem Ali (Christina Aguilera) que tenta escapar de seu passado vazio e se vê realizando performances numa moderna e exótica boate burlesca de Los Angeles, dirigido pela personagem caracterizada por Cher - Tess. O filme estreou em 24 de novembro nos Estados Unidos, arrecadando 17,3 milhões de dólares só na primeira semana de exibição. Ainda estreou no dia 30 de Dezembro emPortugal e 11 de Fevereiro no Brasil. O longa ja é sucesso de público e ganhou inúmeras críticas positivas. Até o ínicio do mês de março de 2011, o musical já havia arrecadado cerca de 97 milhões de dólares. Se tornou ainda o musical de maior arrecadação na história de Taiwan cerca de 3,5 milhões de dólares, O segundo musical de maior arrecadação da história daNova Zelândia e o terceiro musical de maior arrecadação da história da Austrália[48].
A trilha sonora do filme teve um bom desempenho nas paradas, debutando em #18 no Billboard 200 com cerca de 63 mil cópias vendidas na primeira semana. A música Show Me How You Burlesque conseguiu repercutir em algumas paradas do mundo, alcançando a posição #8 na Nova Zelândia, #26 na Suíça, #29 na Austrália, e #70 na Billboard Hot 100. Até março de 2011, a trilha sonora já havia vendido cerca de 500 mil cópias mundialmente. Burlesque ja recebeu inúmeras indicações a prêmios de músicascinema e tv como o: Globo de Ouro na qual Christina foi indicada a melhor compositora pela música "Bound To You" juntamente com a compositora Sia, além de ser indicado ao Critics' Choice Award e ter ganho o Satellite Awards. Até hoje a trilha sonora vendeu 700 mil cópias. No dia 01 de maio o DVD do filme chegou prateleiras americanas, e apresentou resultados louváveis. Sem contar as vendas do Blu-Ray, o DVD foi o segundo filme ou seriado mais vendido dos Estados Unidos na semana de estreia, com 500 mil unidades vendidas. Só no país, o longa vendeu mais de 1.2 milhões de unidades, se tornando o 19º DVD mais vendido de 2011. O lançamento do filme em mídia também impulsionou as vendas da trilha sonora, que saltou da 140ª para a 18ª posição da Billboard, e pela primeira vez, chegou ao topo da parada de trilhas sonoras.

[editar]Maternidade

Em 12 de janeiro de 2008, nasce Max Liron Bratman, único filho do casamento entre Christina e Jordan Bratman. A apresentação oficial ao mundo veio quando Max completou um mês de vida, com a edição de fevereiro da revista People. Pelas fotos exclusivas que estamparam a capa da publicação, Christina recebeu US$ 1.5 milhão de dólares, segunda aForbes 5º maior valor pago por uma foto de bebê de uma celebridade.

[editar]Discografia

Álbuns de estúdio
Álbuns natalinos
Álbuns de demos
Compilações
Trilhas sonoras

[editar]Turnês

Assim que Christina lançou seu primeiro álbum de estudio, a RCA logo preparou a turnê mundial de Christina, Christina Aguilera In Concert foi a grande primeira turnê de Christina que teve inicio em junho de 2000, o concerto percorreu alguns estados norte americanos 11 meses após o lançamento do álbum Christina Aguilera. Patrocinada pela marca de jeans Sears & Levi’s, a turnê trouxe o grupo Destiny's Child como principal número de abertura. Segundo estimativas a turnê de Aguilera faturou mais de 35 milhões de dólares. Em 2001 Christina começou a gravação de seu álbum em espanhol Mi Reflejo, sem nome oficial a turnê de Christina ficou conhecida como “Latin America Tour a onde Christina percorreu América Latina e Ásia, foi nessa turnê que Christina veio ao Brasil, a onde cantou as músicas What A Girl Wants e I Turn To You nos programas da Rede GloboRede Record e MTV.
Christina na turnê Back to Basics Tour performando a música Dirrty
Com o lançamento do segundo álbum Stripped Aguilera veio com uma imagem mais adulta e sensual, Stripped Tour teve íncio em junho de 2003. Na passagem pela América do Norte, foi chamada de Justified & Stripped Tour, pois aconteceu em conjunto com a turnê Justified, de Justin Timberlake. Com mais de 6 meses de duração, estima-se que a turnê tenha arrecadado US$ 69 milhões na Europa e US$ 46 milhões nos EUA, foi considera a maior turnê do ano e a mais lucrativa de 2003. A turnê teve como abertura principal do grupo Black Eyed Peas
Em 2006 com o lançamento de seu terceiro álbum Back to Basics, Christina logo deu íncio a sua terceira turnê mundial, intitulada de Back to Basics Tour que teve ínicio em novembro de 2006, na Europa em fevereiro Christina retomou a apresentação nosEUA, a turnê teve fim Melbourne, na Austrália no mesmo ano foi lançado o DVD da turnê Back to Basics: Live And Down Under na onde foi gravado em AdelaidenaAustrália. Estima-se que a turnê Back to Basics Tour tenha faturado 90 milhões de dólares, sendo a turnê feminina mais lucrativa de 2006, em 2010 a Forbes listou as turnês femininas mais lucrativas da hístoria, de 15 turnês, Back to Basics Tour’ ficou na 8º posição.
Em 2010 foi confirmado a turnê The Bionic Summer Tour, pois foi cancelada três dias depois do início das vendas do álbumBionic, Christina alegou conflito de agenda, pois na época estava envolvida com o filme Burlesque, a turnê teria a abertura da cantora inglesa Leona Lewis.

[editar]Músicas Número 1 na Billboard hot 100

AnoMúsica
1999"Genie In a Bottle"
1999"What a Girl Wants"
2000"Come on Over (All I Want Is You)"
2001"Lady Marmalade"
2011"Moves Like Jagger"

[editar]Músicas Número 1 no UWC

AnoMúsica
1999"Genie In a Bottle"
1999"What a Girl Wants"
2000"Nobody Wants To Be Lonely"
2001"Lady Marmalade"
2003"Beautiful"
2011"Moves Like Jagger"

[editar]Outras canções de sucesso na Billboard Hot 100

AnoMúsicaPosição
1999"The Christmas Song"18
2000"I Turn to You"3
2001"Nobody Wants to Be Lonely" (Featuring Ricky Martin)13
2002"Dirrty"48
2002"Beautiful"2
2002"Fighter"20
2003"Can't Hold Us Down"12
2003"The Voice Within"33
2004"Car Wash" (Featuring Missy Elliott)63
2004"Tilt Ya Head Back" (Featuring Nelly)58
2006"Ain't No Other Man"6
2006"Hurt"19
2006"Candyman"25
2008"Keeps Gettin' Better"7
2010"Not Myself Tonight"23
2010"Bionic"66
2010"Woohoo" (Featuring Nicki Minaj)79
2010"Show Me How You Burlesque"70

[editar]Músicas Número 1 na Brasil Hot 100 Airplay

AnoMúsicaPosição
1999"Genie in a Bottle"1
1999"What a Girl Wants"1
2001"Lady Marmalade"1
2003"Fighter"1
2003"Beautiful"1
2008"Keeps Gettin' Better"1
2010"Not Myself Tonight"1
2011"Moves Like Jagger"1

[editar]Videografia

MúsicaÁlbumLançamentoDiretor
"Reflection"Mulan Soundtrack1998Tony Bancroft
"Genie in a Bottle/Genio Atrapado"Christina Aguilera1999Diane Martel
"What a Girl Wants"
"I Turn to You/Por Siempre Tu"2000Joseph Kahn
"Come on Over Baby/Ven Conmigo"Paul Hunter
"The Christmas Song"My Kind of ChristmasDoug Biro & Clare Davies
"Christmas Time"Lawrence Jordan
"Pero Me Acuerdo De Tí"Mi ReflejoKevin G. Bray
"Falsas Esperanzas"2001Lawrence Jordan
"Nobody Wants to Be Lonely"Sound LoadedWayne Isham
"Lady Marmalade"Moulin Rouge! SoundtrackPaul Hunter
"Dirrty"Stripped2002David La Chapelle
"Beautiful"Jonas Akerlund
"Fighter"2003Floria Sigismondi
"Can't Hold Us Down"David La Chapelle
"The Voice Within"
"Car Wash"Shark Tale Soundtrack2004Rich Newey
"Tilt Ya Head Back"SweatLittle X
"Tell Me"Press Play2006Erik White
"Ain't No Other Man"Back to BasicsBryan Barber
"Hurt"Floria Sigismondi & Christina Aguilera
"Candyman"2007Matthew Rolston & Christina Aguilera
"Oh Mother"Hamish Hamilton & Jamie King
"Save Me from Myself"2008Christina Aguilera
"Keeps Gettin' Better"Keeps Gettin' Better - A Decade of HitsPeter Berg
"Not Myself Tonight"Bionic2010Hype Williams
"You Lost Me"Desconhecido
"Express"Burlesque

[editar]Produtos e Marketing

Ao longo de sua carreira Aguilera já foi garota propaganda de inúmeras empresas, em 2000 juntou-se com a Coca-Cola,para uma campanha publicitária somente na América Latina, no mesmo ano as gigantes dos Jeans Sears And Levi’s Jeans patrocinou a turnê americana de Christina, enquanto ela aparecia nas propagandas da marca. No ano seguinte criou uma linha de maquiagens para Fetish, que foi intitulada Fetish by Christina Aguilera, além de ser garota propaganda da marca Christina ajudou na produção da linha, mais uma vez Christina e a Coca-Cola teram continuidade à parceria firmada em 2000, além de comerciais, mídia impressa e entrevistas à shows de entretenimento, uma promoção foi criado para dar ao vencedor a oportunidade de participar os bastidores do próximo clipe que Christina fizesse. Em 2002 Christina assinou o contato com aMotorola, para uma campanha de conteúdo exclusivo para aparelhos Motorola. Em 2003 foi musa-inspiradora da coleção Outono/Inverno da grife Versace, também em 2004 Aguilera assinou um contrado milionário com a Mercedes Benz para o lançamento do novo Classe A na Europa, nesse mesmo ano ganhou £ 200.000 libras esterlinas para abrir a promoção de verão nas lojas de luxos Harrods em Londres, em 2005 ela teria ganhado 3,6 milhões de dólares para cantar na festa de casamento do bilionário russo Andrey Melnichenko. Em 2006 Aguilera assinou um contrato com a Pepsi ganhando cerca de 2 milhões de dólares, sendo até então um dos contratos mais caros já pago pela Pepsi, para uma celebridade. Em 2010 ela faturou U$1 milhão de dólares em apenas 1 hora para cantar em um show do empresário Charles Brandes[49].
Em 2011 Christina Aguilera foi ao Brasil para participar do São Paulo Fashion Week para o lançamento de sua coleção de roupas pelas lojas C&A, a sua linha de roupas será lançada ainda este ano. Aguilera também assinou contratos com outras marcas famosas como: a marca de tênis Skechers, Virgin Mobile, Dsquared2, Verizon V-Cast, Sony Ericsson , Stephen Webster e Directv. Christina também lançou varias fragâncias de sucesso que ganharam inúmeros prêmios, sendo considerado um dos perfumes de celebridade, mais vendidos no mundo inteiro, principalmente na Europa e Ásia. Foi confirmado o lançamento da sua sétima fragrância chamada: Secret Potion. Em agosto Christina recebeu 3,5 milhões dólares para cantar 4 músicas em uma festa de um empresário espanhol. A revista OK! listou as cantoras que mais ganham em festas particulares, Christina veio em primeiro lugar.
Christina no evento daMotorola em 2006
  • 2004: Xposed (Perfume)
  • 2007: L&R Christina Aguilera (Perfume)
  • 2007: Christina Aguilera (Perfume)[50]
  • 2008: Inspire(Perfume)
  • 2009: By Night(Perfume)
  • 2010: Royal Desire(Perfume)
  • 2011: Secret Potion

[editar]Linha de Jóias

  • 2009: The Christina Collection
  • 2010: Acessórios "Fragrância Royal Desire"

[editar]Brinquedos

  • 2000: Christina Aguilera Collector’s Doll
  • 2000: Christina Aguilera Beanie Bear

[editar]Video Games

  • 2000: Follow Your Dreams
  • 2003: The Sims: Superstar
Christina faz uma aparição oficial na popular série de videogames The Sims, fazendo parte do pacote de expansão “Superstar”, o sexto da franquia. A expansão traz aos jogadores de The Sims a oportunidade de se tornar uma celebridade, desde as noites de karaokê até o topo da fama global.

[editar]Cosméticos

  • 2000: Linha ‘Fetish By Christina Aguilera’
  • 2010: Linha ‘Burlesque’ da O.P.I.
  • 2010: Linha ‘Smashbox For Burlesque’ Beauty Collecion

[editar]Prêmios e Reconhecimentos

 Ver página anexa: Prêmios de Christina Aguilera
Em 11 anos de carreira, Aguilera já ganhou mais de 110 prêmios entre eles estão 5 Grammy, 2 VMA, 2 EMA, 2 Billboard Music Awards, 2 World Music Awards, 2 Alma entre outros, Christina também já foi indicada a importantes prêmios da música mundial, como Globo de OuroEmmyBRIT Awards e American Music Awards. Além de todos os prêmios conquistados Christina ainda possui, estátua no Museu Madame Tussauds, também entrou para Salão da Fama e Museu do Rock and Roll , e ganhou uma estrela na Calçada da Fama.
Estátua de Christina no museu Madame Tussauds

[editar]Grammy

O prêmio Grammy é realizado desde 1958. Christina Aguilera ganhou no total cincoGrammys (incluindo o Grammy Latino), tendo onze indicações.
AnoNomeaçãoCategoriaResultado
2000Christina AguileraMelhor Artista RevelaçãoVenceu
"Genie in a Bottle"Melhor Performance Vocal Feminina de PopIndicação
2001"What a Girl Wants"Indicação
Mi ReflejoMelhor Álbum de Pop LatinoVenceu
2002"Nobody Wants to Be Lonely"Melhor Colaboração Pop com VocaisIndicação
"Lady Marmalade"Venceu
2003"Dirrty"Indicação
2004"Beautiful"Música do AnoIndicação
Melhor Performance Vocal Feminina de PopVenceu
"Can't Hold Us Down"Melhor Colaboração Pop com VocaisIndicação
StrippedMelhor Álbum Vocal de PopIndicação
2006"A Song for You"Melhor Colaboração Pop com VocaisIndicação
2007"Ain't No Other Man"Melhor Performance Vocal Feminina de PopVenceu
Back to BasicsMelhor Álbum Vocal de PopIndicação
2008"Candyman"Melhor Performance Vocal Feminina de PopIndicação
"Steppin' Out"Melhor Colaboração Pop com VocaisIndicação
Christina Aguilera Christina Aguilera Reviewed by MultiMidia Info on 22:46:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSE POST.

Comente com o Facebook:

Continue Conectado com essas matérias similares 👇

Tecnologia do Blogger.