Bee Gees




Os Bee Gees é uma banda formada por um irmãos: o mais velho Barry Gibb e os gêmeos Robin e Maurice Gibb. Nascidos na Ilha de Man e tendo pais ingleses, moraram apenas alguns anos em ChorltonManchesterInglaterra. Os irmãos mudaram-se ainda crianças para Brisbane, em Queensland, naAustrália. Fazem sucesso desde 1966, sendo um dos artistas que mais venderam discos no mundo em todos os tempos. Passaram por diversosritmos musicais, do rock psicodélico às baladas, passando pelo country ecountry rock, pelo rock, pela música disco, pelo R&B, pela música Romântica, terminando no pop rock moderno.Venderam mais de 250 milhões de discos em todo mundo. Foram incluídos no Hall da fama de grupos vocais, no Hall da Fama do Rock and Roll, no Hall da fama dos Compositores e ganharam nove prêmios Grammy.O álbum Saturday Night Fever é a trilha sonora mais vendida de todos os tempos e o segundo álbum mais vendido da história com mais de 37 milhões de cópias,de acordo com a revista Billboard: 300 Best-selling Albums of All-Time,onde são revelados os 300 álbuns mais vendidos no mundo em todos os tempos. Possuem muitos recordes pela Billboard Hot 100 entre esses,estão em oitavo lugar entre os artistas com mais canções que ficaram em primeiro lugar,o seu álbum "Saturday Night Fever" ficou em segundo lugar,entre os álbuns com mais canções que ficaram em primeiro lugar,perdendo apenas para o álbum "Bad" de Michael Jackson,São os artistas que tiveram mais músicas em primeiro lugar nos anos 70 com nove canções no total,estão em segundo lugar entre os artistas com mais canções consecutivas em primeiro lugar com seis músicas, entre (1975-1979),Terceiro lugar entre os Artistas que ocuparam simultaneamente o primeiro e segundo lugares com as músicas "Night Fever" e "Stayin' Alive",e ainda Barry Gibb está em quarto lugar entre os Produtores com mais canções que ficaram em primeiro lugar com 14 músicas e também aparece na quarta colocação entre os Compositores com mais canções que ficaram em primeiro lugar,com 16 músicas ao todo,perdendo apenas para Paul McCartney (32), John Lennon (26) e Mariah Carey (17).O Hall da Fama do Rock and Roll diz em uma citação: "Somente Elvis Presley,The Beatles,Michael Jackson,Garth Brooks e Paul McCartney superam os Bee Gees".
Os Bee Gees, foram uma das bandas que mais arrecadaram,e são considerados pela maioria da crítica musical, a segunda maior banda da história da música em todos os tempos,pelo conjunto da obra, atrás apenas dos Beatles.

Índice

 [esconder]

[editar]Biografia

[editar]De 1931 a 1957 - nascimento e iniciação no mundo da música

O grupo é formado por três irmãos, filhos de dois músicos regionais ingleses, Hugh Gibb e Barbara Pass, pais de mais duas crianças. Primeiro, o casal teve uma filha Lesley Barbara Gibb, nascida em 1945 em Manchester. Depois, a família se mudou para Douglas, na Ilha de Man. Lá nasceram os três integrantes dos Bee Gees: Barry Alan Crompton Gibb, em 1 de setembrode 1946Robin Hugh Gibb e Maurice Ernest Gibbgêmeos, em 22 de dezembro de 1949 e depois tiveram Andrew Roy Gibb, nascido em 1958, o filho mais novo.
A família viveu em Douglas até 1955, quando voltaram a Manchester, vivendo na localidade de Keppel Road. Em 1956, os pais Gibb descobriram o talento musical dos irmãos. Barry Gibb ganhou uma guitarra, e seu pai lhe ensinou a tocar na afinação havaiana. Enquanto isso, a harmonia natural nas vozes de Robin e Maurice era incentivada pelos pais. Então, os irmãos começaram a cantar nas ruas para conseguir uns trocados.
Em dezembro de 1957, Lesley ganhara um disco como presente de Natal. Os irmãos decidiram então, como sempre faziam, cantar por cima dele quando fossem se apresentar no cinema Gaumont, mas no caminho até o lugar da apresentação Maurice tropeçou e deixou o disco cair, deixando-o em pedaços. Desta forma, os irmãos tiveram que cantar a cappella. Começava então a carreira dos irmãos.
Em março de 1958, nasceu o último filho de Hugh e Barbara Gibb: Andrew Roy Gibb que, futuramente, também iria ingressar no mundo da música, entretanto não como um Bee Gee. Ainda em 1958, mas em agosto, o clã emigrou para a Austrália, vivendo na cidade de Brisbane. Lá começaram a tocar em clubes noturnos com relativa audiência.
Até ali, o grupo ainda não tinha nome fixo. Primeiramente, adotaram alguns nomes como The Blue Cats e The Rattlesnakesque, entretanto, não vingaram. Mas em 1959, um DJ sugeriu-lhes o nome de "Bee Gees", já que em sua opinião havia muitosBs e Gs na vida deles (por exemplo: Barbara Gibb, a mãe deles; Barry Gibb, esse DJ; Brothers Gibb, em inglês, "irmãos Gibb"; e por aí vai). Mais tarde, em 1966, decidiram que Bee Gees iria ficar por "Brothers Gibb".
Em 1959, começaram a tocar em programas de televisão, tendo cada vez mais sucesso entre o povo australiano.

[editar]De 1961 a 1970 - o início da carreira profissional

Em 1961, Barry acabou os estudos e a família se mudou para a área de Surfers Paradise, gastando bom tempo entre 1961 e1962 se apresentando em tantos hotéis e clubes quanto podiam. Em setembro de 1962, os Bee Gees participaram de uma audição com Col Joye, grande artista australiano da época e seu irmão e empresário Kevin Jacobsen. Impressionado com o talento daquelas crianças, Kevin conseguiu uma grande apresentação para eles, junto do grande artista do momento, Chubby Checker, o que deu visibilidade e prestígio aos jovens.
Kevin conseguiu também com que os Bee Gees assinassem seu primeiro contrato musical com a maior gravadora de artistas independentes da Austrália, a Festival Records, sob a etiqueta Leedon, usando o nome Bee Gees. Inicialmente, quase chegaram a falir, mas com o sucesso "Wine and Women", que chegou ao top 20 em 1965, puderam gravar seu primeiro disco, The Bee Gees Sing and Play 14 Barry Gibb Songs, que trouxe cinco canções novas, mais nove antigas.
Em 1966, os Bee Gees lançaram Spicks and Specks, já pela etiqueta Spin, também da Festival Records. Num certo dia de 1966, voltando de um dos concertos da turnê, Barry Gibb e seu pai, Hugh Gibb, sofreram um acidente de carro. Lembra Robin Gibb que acabou-se espalhando em Sydney, não se sabe como nem por que, que os Bee Gees tinham sido assassinados. As estações de rádio chegaram até a tocar todas as canções da banda e a ler mensagens de condolências.
Em outubro de 1966, os Bee Gees decidiram que iriam retornar à Inglaterra. Então, Nat Kipner cancelou o contrato e deixou-os ir, reservando, entretanto, os direitos de publicação da obra da banda na Austrália durante os próximos anos. Em 3 de janeiro de 1967, eles partiram no navio Fairsky, chegando a Southampton três dias após. Os Bee Gees tocavam em troca das passagens. Aliás, foi no navio que souberam que a canção "Spicks and Specks", single do segundo disco, chegara ao topo das paradas australianas.
Logo que os Bee Gees cancelaram o contrato, já começaram a procurar uma nova editora. Conta a história que, em novembro, Hugh Gibb mandou, otimista, para a NEMS, a produtora dos Beatles, um pacote com artigos da imprensa e dois discos dos Bee Gees, Spicks and Specks e um outro com outras gravações, esperando algum tipo de contrato. Enquanto os Bee Gees viajavam de volta para a Inglaterra, foi trocado o diretor da NEMS, entrando o australiano Robert Stigwood. O pacote que Hugh mandou naturalmente ficou numa pilha com muitos outros pacotes de outras centenas de grupos com o mesmo sonho. Entretanto, Robert, por ser australiano e ao ver um pacote vindo da Austrália, decidiu ouvir o disco da banda e gostou do que ouviu. Mas mal sabiam os Bee Gees que eles já estavam sendo considerados por uma relativamente pequena gravadora inglesa, a Polydor, subsidiária da grande gravadora alemã homônima, e que até fez contatos com a Festival Records para lançar o material dos Bee Gees na Inglaterra e, se fizesse sucesso, levá-los em uma turnê. Quando os Bee Gees chegaram na Inglaterra, começaram a bater de escritório em escritório de gravadora atrás de contrato. Quando apareceram na Polydor, o diretor Ronald Rennie ficou interessado e contactou seu velho amigo Stigwood, para empresariá-los. Stigwood falou então com Hugh Gibb e depois os irmãos fizeram um teste. Passando, assinaram contrato com a Robert Stigwood Organisation em 24 de fevereiro. No mesmo dia foi lançado Spicks and Specks na Europa, sob aquele acordo da Festival Records com a Polydor.
Durante o tempo que passaram na Austrália, dois amigos começaram a ajudar a banda como apoio: eram Colin Petersen eVince Melouney. Na Inglaterra, eles entraram como membros permanentes da banda.
O primeiro single mundial da banda, lançado já pela Polydor, foi "New York Mining Disaster 1941" em abril de 1967. Lançado de maneira inusitada, representou um verdadeiro golpe de marketing: o artista vinha escrito como "Be…es", levando as pessoas a pensarem que era uma nova música dos Beatles. As pessoas compravam, acabavam gostando e depois descobriam que, em vez dos Beatles, eram os Bee Gees. Mas a canção que realmente lançou o trio ao estrelato foi "Massachusetts", de novembro de 1967, que foi o primeiro single a chegar ao topo das paradas mundiais, em mais de dezpaíses.
Até o fim dos anos 1960, os Bee Gees formaram um quinteto de rock, com influências do country e do soul e letras românticas. Com essas características, conseguiram outros sucessos: "To Love Somebody", em 1967, "Words" e "I've Gotta Get a Message to You ‎ " em 1968, além de "I Started a Joke", a primeira canção dos Bee Gees a chegar no primeiro lugar no Brasil, em 1968.
No fim de 1968, os Bee Gees gravaram o álbum Odessa, lançado em 1969 contando com os singles First Of may e Melody Fair e que culminou na trágica separação do grupo, com a saída de Vince Melouney, no fim de 1968, e a de Robin, em março de 1969. Colin Petersen ainda gravou algumas canções com Barry e Maurice mas só permaneceu até agosto de 1969, quando foi despedido, sendo substituído por Geoff Bridgeford. Ainda em 1969, Robin gravou seu primeiro disco solo, que lançaria em 1970, com o sucesso Saved By the Bell. Barry e Maurice continuaram e gravaram como Bee Gees até dezembro de 1969, e o álbum resultante dessas gravações foi Cucumber Castle, com o single Don't Forget to Remember lançado em abril de 1970.
Os Bee Gees começaram o ano de 1970 sem existir, sendo que cada um dos irmãos gravou um disco a ser lançado em 1970. Entretanto, aos poucos o grupo voltou a gravar junto, e os projetos solo foram largados de lado. Após a reaproximação, os irmãos não perderam tempo e lançaram 2 Years On, que só tem três faixas compostas pelos três Gibb's, mas que incluia o grande sucesso Lonely Days, uma música reflexiva do período em que ficaram separados.

[editar]De 1971 a 1980 - quase falência, ressurgimento e auge

Em 1971, a banda teve seu primeiro grande sucesso nos Estados Unidos: a balada "How Can You Mend a Broken Heart?", primeiro lugar na maior parte das paradas do continente e a terceira mais ouvida no Brasil em 1971. No ano seguinte foi a vez de "Run to Me" tocar na Europa. Mas a banda decaía. Os Bee Gees continuavam com esse ritmo de rock sessentista, que nessa época estava ficando fora de moda com o fim dos Beatles. Evoluindo do Funk e Soul norte-americanos a música disco estava entrando em ascensão no mainstream dos anos 70.Em 1973, lançaram o disco Life in a Tin Can, com fortes influências da música country. O resultado foi uma vendagem irrisória, nível de sucesso perto do nulo, quase-falência. Os Bee Gees gravaram então outro álbum, A Kick in the Head is Worth Eight in the Pants, em que voltavam àquele rock dos anos 1960. Acabou sendo rejeitado pela gravadora pela baixa vendagem de Life in a Tin Can e do single "Wouldn't I Be Someone". Mesmo assim, em 1974 no Brasil, os singles Elisa e It Doesn't Matter Much To Me ficaram bem populares.
Ainda em 1973, eles foram para os Estados Unidos. Lá contrataram o produtor Arif Mardin, em substituição a Robert Stigwood. Mardin mostrou-lhes a tendência do momento. Então os Bee Gees lançaram, em 1974, o disco Mr. Natural, que tem uma levada mais soul. Entretanto, com toda a decadência que os Bee Gees tinham sofrido, o disco foi praticamente esquecido pela mídia, sendo um dos menos vendido da banda.Com tudo,Mr.Natural foi um marco na carreira dos irmãos,pois simbolizava a banda voltando aos eixos da música mundial.
Em 1975, foi lançado Main Course, que lançou os sucessos "Jive Talkin", "Nights on Broadway" e "Fanny (Be Tender with My Love)". Nessa época, KC and the Sunshine Band fazia sucesso com "That's the Way (I like It)", o primeiro grande sucesso da música disco e os Bee Gees então decidiram embarcar nesse estilo. No ano seguinte, eles lançaram Children of the World, o primeiro álbum Disco da banda, que continha a balada "Love So Right" e o hit "You Should Be Dancing", um clássico do gênero.
Depois de lançarem um disco ao vivo em 1976 chamado "Here at Last... Bee Gees...Live", foram convidados a participar datrilha sonora do filme Os Embalos de Sábado à Noite, que na época bateu todos os recordes de vendagens (até hoje é um best-seller, já vendeu mais de 50 milhões de cópias), e só foi superado quando Michael Jackson lançou o álbum "Thriller"". As músicas "Stayin' Alive", "How Deep Is Your Love?" e "Night Fever" alcançaram o primeiro lugar em vários países, no auge da era disco, graças a popularidade do filme. "More than a Woman", de mesmo álbum, ainda alcançou 7º lugar na Itália. O grupo também assinou a faixa "If I Can't Have You", sucesso na voz de Yvonne Elliman. Além de todo esse sucesso com a trilha do filme, escreveram também a música "Emotion", que foi sucesso na voz da cantora australiana Samantha Sang, com participação marcante dos Bee Gees no refrão da música. Barry ainda compôs em 1978 a faixa-título do filme musicalGrease - Nos Tempos da Brilhantina, essa interpretada por Frankie Valli. Os Bee Gees ainda arrumaram tempo para participar do filme musical Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, baseado no álbum homônimo dos Beatles, o que quase os prejudicou, não pela qualidade das regravações feitas por eles, mas sim pelo filme em si.
Andy Gibb, o caçula da família Gibb, nunca quis fazer parte dos Bee Gees, mesmo tendo sido chamado várias vezes. Ele tentou a carreira solo, alcançando grande sucesso entre 1977 e 1980, com vários primeiros lugares nas paradas. Músicas como "I Just Wanna Be Your Everything" e "Shadow Dancing" fizeram muito sucesso na época, ambas compostas pelos Brothers Gibb, cujas vozes também estão presentes nas versões originais, com voz principal de Andy Gibb. Seus discos foram produzidos por Barry Gibb, o irmão mais velho. Outros sucessos notáveis de Andy foram as músicas "(Our Love) Don't Throw It All Away", "Everlasting Love", "Desire", "I Can't Help It" (essa última com Olivia Newton-John), entre outros...
Depois do fracasso de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, em 1979 os Bee Gees lançaram o álbum Spirits Having Flownonde mostraram sua força e emplacaram vários sucessos, como "Tragedy" e "Too Much Heaven", que foram bastante executadas nas rádios. O álbum vendeu mais de 30 milhões de cópias (até hoje) e a turnê Spirits foi grandiosa, percorrendo cerca de sessenta lugares nos EUA. Além disso, o álbum trouxe a música "Love You Inside Out" que foi a última música a ocupar o primeiro lugar nas paradas do EUA. Praticamente o álbum inteiro foi um sucesso enorme, porém, o destaque fica para essas três citadas, além de "Reaching Out".
Os irmãos terminaram a década de 1970 como artistas consagrados. Dando uma pausa na carreira, decidiram trabalhar como produtores para outros artistas. Assim, se dividiram em dois grupos, contudo sem deixar de comporem juntos, para produzirem discos a serem lançados em 1980. Robin Gibb e Blue Weaver produziram o disco Sunrise para Jimmy Ruffin. Em contrapartida, Barry Gibb, Karl Richardson e Albhy Galuten produziram After Dark para Andy Gibb e Guilty para Barbra Streisand. O álbum Sunrise não fez sucesso, porém o de Andy Gibb e o produzido para Barbra Streisand, que vendeu mais de vinte milhões de cópias no mundo inteiro, fizeram.

[editar]De 1981 a 1990 - Uma parada e a volta

Em 1981, os Bee Gees decidiram lançar mais um disco: Living Eyes, com singles como o pop/rock He's A Liar, a baladaParadise e a pop Living Eyes, mas fracassou devido ao pouco apoio das rádios, que já estavam saturadas de músicas dos Gibb nas paradas de sucesso, e começaram a promover outro ritmo emergente, o punk rock. Após isto, os irmãos decidiram se separar, mas antes gravaram mais canções, a serem lançadas na trilha de Os Embalos de Sábado Continuam, como o hit single The Woman In You e a balada Someone Belongin To Someone.
Em meados dos anos 1980, as equipes começaram a desenvolver diversos trabalhos. A equipe de Robin e Maurice se concentrou em álbuns solo de Robin. Já a equipe liderada por Barry buscou a produção musical para outros artistas. As tentativas solo renderam certo sucesso que, porém, ficou restrito à EuropaJapão e América Latina. Baladas como "Juliet" (trabalho de Robin Gibb, de 1983), "Shine Shine" (Barry Gibb, de 1984) e "Like a Fool" (Robin Gibb, de 1985) nunca estouraram nos Estados Unidos, mas são conhecidas mundialmente. Já outras canções como "Hold Her in Your Hand" (Maurice Gibb, de 1984), "Fine Line" (Barry Gibb, de 1984) e "Toys" (Robin Gibb, de 1986) ficaram bem apagadas, sem estourar em quase nenhuma parte do mundo.
As investidas das equipes como produtores e compositores renderam trabalhos para Dionne Warwick (1982), Kenny Rogers(1983), Diana Ross (1985) e Carola (1986). Para Dionne Warwick, a equipe de Barry produziu Heartbreaker, que tornou-se um dos melhores discos da cantora, com destaques para a faixa-título, "All The Love In The World" e "Yours". Para Kenny Rogers, foi produzido Eyes That See in The Dark, que gerou sucessos como "Islands in the Stream" e "You and I". Para Diana Ross, foi feito o álbum Eaten Alive, do qual foram destaques as faixas "Eaten Alive", que conta com a participaçao deMichael Jackson nos backin's vocals e teclados, "Chain Reaction" e "Experience". Já para Carola Häggkvist, numa das únicas reuniões para produção para outros artistas da equipe de Robin Gibb e Maurice Gibb, brotou o disco Runaway, sucesso absoluto com "The Runaway" e "Radiate" na Suécia (país natal da cantora), e que rendeu a ela dois discos de platina.
Em 1985, os Bee Gees começaram a se reaproximar. Começaram a recompor juntos. Desse começo de reaproximação surgem canções como "Toys", de 1986. Mas ainda não era a volta dos Bee Gees. Houve ainda algumas investidas em direção a produção para outros artistas e projetos solo, até que em outubro de 1986, os Bee Gees assinam com a Warner, voltando então a trabalhar juntos. Em 1987, lançaram o álbum E.S.P, que os devolveu ao primeiro lugar em boa parte domundo, mas não na América, com o sucesso "You Win Again". Em 1988 os Bee Gees participaram do Prince's Trust gravado no Albert Hall em Londres, interpretando os sucessos You Win Again e Jive Talkin' ao lado de artistas consagrados como Phil CollinsBrian May e Midge Ure, e participaram do Nelson Mandela's Tribute. Barry produziu a trilha sonora do filmeHawks, gerando praticamente mais um album solo, mas com composiçoes de todos os Gibb's. No mesmo ano a família sofreu um abalo com a morte de Andy Gibb, que sofria de uma problema cardíaco agravado após anos de uso de drogas eálcool. Mesmo assim, o álbum seguinte, One (1989) foi lançado em sua homenagem, e conseguiu popularidade na América com os singles OneOrdinary Lives e Wish You Were Here (em português: "Eu Queria que Você Estivesse Aqui", homenagem ao irmão falecido no ano anterior), ficando no top 10 por quase um ano, e originando a turnê One For All, que percorreu Europa e Ásia e que foi registrada em VHS (lançado em DVD posteriormente). Em 1990 a musica Bodyguard, do album One, teve uma certa popularidade nos EUA. No mesmo ano fizeram uma apresentaçao beneficente no Hurricane Relief, em Miami.

[editar]De 1991 a 2000 - Anos de mais sucessos e premiações

Outros singles e álbuns foram lançados nos anos 1990, repetindo sucesso localizado na Europa, Ásia e América Latina. Em 1991, é lançado o álbum "High Civilization", com grande sucesso na Alemanha, e mais alguns países da Europa, lançando o hit single "Secret Love", alem de singles como "When He's Gone" e a poderosa balada "The Only Love". Esse sucesso "concentrado" na Europa Ocidental resultou na turnê "High Civilization Tour" no mesmo ano. Em 1993, mais um álbum é lançado…"Size Isn't Everything", com singles como "Payin' The Price Of Love", "Blue Island", e a poderosa balada "For Whom The Bell Tolls" até hoje muito tocada nas rádios. Foram lançados mais 2 singles no ano posterior…"How To Fall In Love pt.1" e "Kiss Of Life". Nessa mesma época foi planejado uma turne nomeada de Full Size, para promover seu mais recente álbum. Porem a idéia foi descartada por problemas fisicos de Barry, que impossibilitou de viajar. Para suprir a falta de turne, o canal Vh1 apresentou um show especial dos Bee Gees, intitulado Center Stage que foi gravado em 1993 e foi apresentado em todos os países onde o canal era transmitido. De 1994 a 1997, muitas composições nasceram, e resultaram no álbum seguinte "Still Waters" lançado em 1997, e um dos álbuns mais vendidos desde "Saturday Night Fever". Com "Alone" voltaram ao topo das paradas nos Estados Unidos depois de muitos anos, ganhando disco duplo de platina. Outro single de muito sucesso do álbum foi a poderosa balada "I Could Not Love You More", que pouco foi tocada ao vivo, mas que pode ser encontrada no Acústico "Storytellers", não lançado oficialmente.
Neste mesmo ano de 1997, os irmãos lançaram um documentário sobre sua carreira chamado "Keppel Road" (Contendo clipes do álbum Still Waters) e começaram sua grande turnê "One Night Only" pelo mundo todo (em média, um show por continente) que durou até 1999, tocando seus maiores sucessos e divulgando o álbum "Still Waters" pelo mundo através de músicas como "Alone", "Closer Than Close" e "Still Waters Run Deep". Um desses shows, realizado no luxuoso hotel "MGM Grand Las Vegas", foi lançado em DVD e CD no ano seguinte, contendo essas músicas também. Os Bee Gees também compuseram, cantaram e produziram um mega hit de Celine Dion, "Immortality", que permaneceu durante um ano nas paradas de todo mundo. Em 1998, foi realizado o show "An Audience With The Bee Gees", também não lançado oficialmente, com a setlist bem parecida com a do DVD, onde foram entrevistados pela platéia e tocaram também sucessos como "You Win Again" e "Chain Reaction". Essa década foi também um período de muitas premiações, tais como a indicação para o Songwriters Hall Of Fame (Hall Da Fama dos Compositores) em 1994 e a indicação para o Rock N' Roll Hall Of Fame em 1997, entre mais de 10 outros prêmios.

[editar]De 2001 a 2009 - fim do grupo e trabalhos solo

Em 2001, lançaram o que foi o seu último álbum, This Is Where I Came In, um álbum pop rock, em que se destaca a canção/título "This Is Where I Came In", "Wedding Day", "Sacred Trust" e "Man In The Middle", álbum que também teve repercussão localizada em países diferentes: sucesso na Europa, frieza na América, estouro na Ásia.Gravaram no mesmo ano o Dvd Live By Request e um documentário em Dvd completo sobre a vida deles, tendo o mesmo nome de seu último álbum This Is Where I Came In. No final de 2001 foi lançado a coletânea Their Greatest Hits: The Record, uma reuniao dos maiores sucessos da banda e novas versões para Heartbreaker, que foi lançada como single para promoção do álbum,EmotionIsland In The Stream e mais a versão demo para Immortality, na voz de Barry. A coletânea foi um grande sucesso ficando entre os mais vendidos em vários países. Depois, os Bee Gees decidiram dar um tempo. Em 2002Robin Gibb gravou seu quinto álbum solo, Barry Gibb gravou algumas canções com Michael Jackson, que nunca foram lançadas e Maurice Gibbestava trabalhando com sua equipe de PaintBall. Entretanto, uma tragédia acontece em 12 de Janeiro de 2003: de ataque cardíaco, morre Maurice Gibb; curiosamente sua irmã Leslie faz aniversário nesse dia. Maurice tinha a fama de ser o mediador entre as mentes conflitantes de Barry e Robin. Estes então anunciaram o fim do grupo, no dia 22. Durante sua carreira, os Bee Gees ganharam nove prêmios Grammy e foram incluídos no Songwriters Hall of Fame (Hall da Fama dos Compositores), em 1997, no Hall da Fama do Rock and Roll entre muitos outros.
Os irmãos continuaram seu trabalho de forma solo. E, mesmo com a morte do irmão, Robin lançou um disco solo em 2003, o álbum Magnet, que vem com diversas baladas modernas, e que chegou a ser bem difundido na Europa com o single Please. No mesmo ano a música Wedding Day, integrou a trilha sonora do filme Até Que Os Parentes Nos Separem (The In Laws), com Michael Douglas. Robin trabalhou no ano seguinte com Alistair Griffin na releitura de My Lover's Prayer, do álbum Still waters de 1997. Ainda em 2004 foi lançada a primeira coletânea ou seja, o primeiro lançamento de um álbum dos Bee Geesapós a morte de Maurice, intitulada de Number Ones', contando com suas musicas que chegaram ao primeiro lugar nas paradas e mais o single Man In The Middle em tributo a Maurice. Em 2005Robin trabalhou com o grupo G4 na releitura deFirst Of May. Produziu o single de lançamento de uma das ex-integrantes da banda Atomic Kitten, com sucesso estrondoso na Inglaterra e Europa e mais uma coletânea lançada: Love Songs. Entre 2004 e 2006 Robin saiu em turnê pelo mundo, turnê esta que foi chamada Magnetic Tour, da qual um dos concertos foi registrado em CD e DVD e lançado em 2005.
Em 2004 os irmãos Gibb receberam o título Doutor Honoris Causa da Universidade de Manchester e a Comenda de Cavaleiros do Império Britânico, em Londres. Barry trabalhou compondo e produzindo para Cliff Richard, em 2004, e paraBarbra Streisand, em 2005, revivendo o sucesso de 1980. O álbum Guilty Pleasures, produzido para ela, foi bem visto em todo o mundo e icluia os singles Come Tommorow em dueto com Barry e Stranger in The Strange Land. Ainda em 2005, a dupla relançou o álbum Guilty, como ediçao especial de 25 anos, com Cd e DVD, o que fez com que Barry aparecesse na mídia mais uma vez.
Em 2006, os irmãos se reuniram para uma apresentação beneficente em Miami e para o Prince's Trust em Londres. Receberam no mesmo ano um prêmio da Academia Britânica da Música. Mas nada disso é fonte de união dos irmãos. No mesmo ano, a dupla assina com a Reprise Records, que começa a relançar um a um os álbuns da banda. Seguindo solo, Barry começa a lançar várias músicas no iTunes: lança seus novos singles Doctor Mann e Underworld e as demos dos álbuns produzidos por ele na década de 1980 — The Guilty DemosThe Heartbreaker DemosThe Eyes That See in the Dark Demos e The Eaten Alive Demos. Robin lançou, em novembro, seu último álbum: My Favourite Christmas Carols, que contém vários hinos natalinos mais a faixa Mother of Love, sua mais nova composição.
Em 2007, Barry e Robin gravaram um documentário sobre a repercussão de suas músicas no filme Saturday Night Fever, lançado em DVD no mesmo ano em comemoração aos 30 anos de lançamento do filme. Já Barry lançou em 2007 seu single country Drown on the River, que esteve na trilha do filme Deal (no Brasil, o filme foi nomeado Negócios e Trapaças.
Em 2008, Robin seguiu em sua carreira solo se apresentando em vários países cantando sucessos dos Bee Gees e de sua carreira solo e lançando quatro singlesAlan Freeman DaysWing and a PrayerEllan Vannin e Stayin' Alive, esse último em dueto com a cantora russa Valeryia. Enquanto isto, Barry participou do novo álbum de Olivia Newton-John, na música The Heart Knows e participou do single da cantora Jamie JoU Turn Me On.

[editar]2009 - Anúncio da volta aos palcos

Robin preparou seu novo álbum solo 50 St Catherine's Drive, porem ate agora sem novidades de lançamento e em março de 2009 participou da nova versão da música Islands in the Stream, junto com Tom Jones e a dupla country Byrns & Nessa, alcançando mais uma vez o primeiro lugar nas paradas inglesas, tornando os Gibb's os únicos compositores a ter pelo menos uma música no topo das paradas em 5 décadas distintas (60s, 70s, 80s, 90s e 2000s). Barry estava preparando ainda em seu 3º álbum solo, com lançamento previsto para 2009, o que também nao ocorreu, talvez pelo retorno dos Bee Gees. Tudo indicava que um álbum country estava a caminho. Constantemente Barry participa de chats com fans em seu site oficial e recentemente se apresentou no Love and Hope Ball, interpretando os sucessos dos Bee Gees, com participações de Olivia Newton-John e seu filho Steve Gibb. Em março de 2009, Barry se apresentou no Sound Relief em Sidney, na Austrália, interpretando os grandes sucessos dos Bee Gees, novamente ao lado de Olivia Newton-John, show que ainda conta com apresentações de vários artistas como a banda Coldplay. O show deve ser lançado em breve em DVD.
As esperanças sobre uma volta do grupo começaram em 2009, com Robin e Barry trabalhando conjuntamente em um musical dos Bee Gees a ser lançado e, em julho, participando de uma homenagem feita pela Rhino em comemoração aos 50 anos de carreira na Inglaterra. Além disso, eles fizeram uma apresentação juntos, sob o nome de Bee Gees, tocando seus maiores sucessos em Manchester, Inglaterra. Robin, então, deu uma entrevista à rádio britânica BBC revelando que é a volta definitiva dos Bee Gees aos palcos, dizendo que ele e Barry já estão se preparando para uma grande turnê.
Ainda em 2009, os irmãos decidiram lançar duas coletâneas. A primeira, Ultimate Bee Gees: The 50th Anniversary Collectiontraz dois discos, um de músicas dançantes e outro de românticas, todas sucessos da carreira da banda. A edição de luxo traz ainda um DVD com clipes da banda totalmente remasterizado, iniciativa inédita do grupo. A outra, Mythology, estava planejada para ser lançada junto com a primeira, no dia 3 de novembro de 2009, mas foi adiada para 2010; ela traz quatro discos, cada um contendo músicas interpretadas por cada irmão Gibb, inclusive Andy. A coletânea Mythology ainda conta com cançoes inéditas na voz de Andy Gibb e Maurice Gibb. Para a divulgaçao da coletânea Ultimate, os Bee Gees iniciaram no final de Outubro uma série de apresentaçãoes na televisao. É a primeira apresentaçao dos Bee Gees na mídia após 07 anos, excetuando a apresentaçao em 2006, no Prince's Trust.

[editar]Bee Gees em 2010

No dia 15 de março de 2010, os Bee Gees introduziram o grupo ABBA no Rock and Roll Hall Of Fame. Um fato importante, pois foram os artistas escolhidos para essa honra, em meio a tantos outros.
E, no dia 16 de março de 2010, Barry e Robin, agora como Bee Gees, outra vez estiveram no talk show estadunidense Late Night With Jimmy Fallon (mesmo ator que interpreta Barry no programa de comédia americano "Barry Gibb Talk Show") onde falaram da volta dos Bee Gees e da coletânea Mythology prevista para dezembro desse ano. Ainda no programa, os Bee Gees cantaram Nights on Broadway a capella. Robin revelou, em seu site, que o novo documentário In Our Own Time que retrata a vida e obra dos Bee Gees até os dias atuais, incluindo novas performances, foi lançado no dia 15 de Novembro, mesma dia do lançamento da coletânea Mythology. Em In Our Own Time, Barry e Robin contam por suas próprias palavras, toda obra dos Bee Gees e inclui entrevistas inéditas com Maurice. No documentário é apresentado também performances em programas de televisão e videos-clipes. Robin esteve no World Music Awards 2010 para entregar um prêmio a Andrea Boccellie no dia 26 de maio, os Bee Gees fizeram uma aparição surpresa na final do reality show American Idol, interpretando seu grande sucesso How Deep Is Your Love. Em 2009, Robin se tornou presidente da CISAC, uma organizaçao que luta a favor de que os direitos autorais dos artistas e as decisões sobre o uso da obra sejam estabelecidos pelos proprios artistas e não pelo governo. Dentro desse conceito, Robin recentemente gravou um comunicado em video, sobre o apoio da CISAC junto aos artistas brasileiros. Em comemoração os 12 anos do lançamento do álbum One Night Only, e ainda pelos 50 anos da banda, a produtora Eagle Rock decidiu relançar o dvd do show, que é um dos mais vendidos do catálago da mesma, mas agora com bonus especiais de apresentaçoes inéditas e mais uma entrevista com os Bee Gees entitualdo como One Night Only Anniversary Edition. Junto ao lançamento do álbum Mythology, os Bee Gees planejam uma enorme turne. Foi disponibilizado na internet o novo single, na versão remix, a música Broken Wings, um dueto com Robin Gibb e Valeryia. É segunda vez que a dupla trabalham juntos. A primeira vez foi em 2008, com a versão de Stayin' Alive.

[editar]Bee Gees em 2011

Para iniciar o ano, Barry Gibb disponibilizou em seu site um pequeno trecho de sua nova música, gravada em 2002 comMichael Jackson, com o nome de All In Your Name, com estilo forte e romântico e ainda vem acompanhada com um pequeno video. E ainda no dia 19 de fevereiro Barry se apresentou ao lado de Kelly Lang no Love and Hope Ball. Robin continua em turnê pelo mundo com a Bee Gees Greatest Hits Tour By Robin Gibb e recentemente entregou um prêmio aJohn Travolta, seu grande amigo, em Berlin, na Alemanha. Em Março disponibilizou em seu site um trecho de sua nova música, chamada Cherish, que seria lançada em 2009 no álbum 50 St Catherine's DriveRobin Gibb finalizou seu album em tributo ao centenário do Titanic. Trata-se de um album com misturas de Pop, Rock e Orquestra. Seu lançamento será no final do ano. Barry Gibb também está preparando algo novo a ser lançado, incluindo a canção gravada com '´Michael Jackson. All In Your Name , gravada em 2002 é uma homenagem que Michael Jackson fez para seus fãs e já é um dos videos mais vistos no Youtube. Em julho será lançado o novo dvd ao vivo de Robin Gibb. O show foi gravado em 2009 na Dinamarca e reúne os grandes sucessos dos Bee Gees, de sua carreira solo e ainda seu sucesso recente Alan Freeman Days, registrado pela primeira vez ao vivo.

[editar]Curiosidades

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Este artigo pode ser melhorado, integrando ao texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Em algumas entrevistas, Maurice Gibb revela que John Lennon o ensinou a beber.
  • Os Bee Gees herdaram alguns instrumentos musicais usados pelos Beatles.
  • Maurice Gibb não aparece nas gravações caseiras na infância dos Bee Gees porque era ele quem filmava.
  • Barry Gibb conta que ao sua família se mudar para a Austrália, ele e Robin foram poupados de ir para um reformatório de menores, pois não eram crianças comportadas.
  • Maurice Gibb já chegou a apontar uma arma para seus dois irmãos.
  • Os Bee Gees são até hoje os únicos músicos que conseguiram cinco músicas suas no TOP 10 mundial.
  • Barry, Robin e Maurice Gibb são os unicos compositores a terem pelo menos 1 canção a chegar no primeiro lugar das paradas em cinco décadas distintas: 60's, 70's, 80's, 90's e 2000's.
  • Os Bee Gees começaram a cantar por "acidente", pois Maurice quebrou o disco que os irmãos iriam dublar.
  • O local onde os Bee Gees começaram a cantar hoje é uma funerária.
  • Muitos artistas gravaram músicas compostas pelos Bee Gees,entre eles: Elvis Presley, Janis Joplin, Barbra Streisand, N Sync, Wyclef Jean, Destiny’s Child, Celine Dion, Al Green, Diana Ross, Luther Vandross, Kenny Rogers, Dolly Parton, Dionne Warwick, Johnny Mathis, Sarah Vaughn, Pras Michel, Faith No More entre outros.
  • Barry Gibb considera-se melhor compositor do que cantor.
  • Michael Jackson que declara que os Bee Gees estão entre suas maiores influências, é padrinho de alguns dos filhos dos três irmãos, que também são padrinhos dos filhos de Michael.
  • Bono líder da banda U2,disse em uma citação:"Os Bee Gees estão lá com os Beatles".
  • Em 2001, no programa Live By Request, Maurice Gibb usou uma guitarra Gibson Monarch preta (acústica) que lhe foi presenteada por John Lennon.

[editar]Turnês

  • 1968 - Horizontal Tour: 42 shows
  • 1971 - 2 Years On Tour: 7 shows
  • 1971/1972 Trafalgar Tour: 30 shows
  • 1972 - To whom it may concern Tour: 2 shows
  • 1973 - Life in a tin can Tour: 23 shows
  • 1974 - Mr. Natural Tour: 16 shows
  • 1979 - Spirits Having Flown Tour: 38 shows
  • 1989 - One For All Tour: 21 shows
  • 1991 - High Civilization Tour: 21 shows
  • 1997/1999 - One Night Only: 7 shows

[editar]Integrantes

[editar]Oficiais

Como visto, Robin Gibb é gêmeo (fraterno) de Maurice Gibb. Mas Robin nasceu 35 minutos antes.

[editar]Banda de apoio

Muitos músicos tocaram com os Bee Gees, aqui seguem os mais importantes:

[editar]Discografia

[editar]Álbuns

Observação
Alguns incluem na sua discografia principal as coletâneas de sucesso "Bee Gees Greatest", de 1979, e "Their Greatest Hits: The Record", de 2001, por trazerem músicas antes não lançadas.

[editar]Singles mais relevantes no Brasil

[editar]Singles mais relevantes em Portugal

[editar]Singles solo relevantes no Brasil

[editar]Singles solo relevantes em Portugal

[editar]Premiações

[editar]Grammys[1]

[editar]World Music Awards

  • 1997 - Legend Award

[editar]American Music Awards

  • 1979 - Favorite Pop / Rock Band, Duo ou Grupo
  • 1979 - Favorite Soul / R&B Album - "Saturday Night Fever"
  • 1980 - Favorite Pop / Rock Band, Duo Or Group
  • 1980 - Favorite Pop / Rock Album - "Spirits Having Flown"
  • 1997 - International Artist Award

[editar]BRIT Awards

  • 1997 - Outstanding Contribution To Music

[editar]BMI (Broadcast Music Incorporated) Awards

[editar]Induções

  • 1979 - Hollywood Walk of Fame
  • 1994 - Songwriters Hall Of Fame
  • 1995 - Florida's Artists Hall Of Fame
  • 1997 - Rock And Roll Hall Of Fame
  • 1997 - ARIA (Australian Recording Industry Association) Hall Of Fame
  • 2001 - Vocal Group Hall Of Fame
  • 2004 - Dance Music Hall Of Fame
  • 2005 - London's Walk Of Fame

[editar]Filmes

Os Bee Gees já fizeram algumas investidas rumo ao ramo da atuação. Desde 1967, já pensavam em fazer um projeto chamado Cucumber Castle, que seria uma comédia musical passada num reino medieval. Entretanto, o projeto foi empurrado com a barriga até 1969, quando em agosto deste ano, já sem Robin Gibb, a banda decide iniciar as gravações. A história foi lançada como um especial de televisão, transmitido pela BBC 2 num sábado, 26 de dezembro de 1970, às 13:30 GMT.
Poucos sabem, mas os Bee Gees também estrelaram um filme da Universal Studios produzido por Robert Stigwood eGeorge Martin chamado Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, lançado em 21 de julho de 1978 nos Estados Unidos. Estrelavam também no filme Peter FramptonFrankie HowerdPaul Nicholas e Donald Pleasence, além de Sandy Farina no papel de Strawberry Fields, Dianne Steinberg como Lucy e Steve Martin como Dr. Maxwell Edison. Além dos Bee Gees e de Peter Frampton, contavam com a participação especial do Aerosmith, de Alice CooperEarth, Wind & FireBilly Preston,Stargard, e George Burns como Mr. Kite. O filme foi dirigido por Michael Schultz. Apesar de todo esse elenco estrelado, o filme, que tinha sim uma grande referência ao álbum homônimo dos Beatles, foi um fracasso de bilheteria.
Mesmo depois dessas investidas todas dos Bee Gees no ramo do cinema, Barry Gibb e Robin Gibb não desistiram e, em1984 decidiram fazer o filme-musical Now Voyager. Além deles, no filme também estrelava Michael Hordern, e desta vez estouro de bilheteria.Mostrando o talento dos irmãos também estrelando no Cinema.

Bee Gees Bee Gees Reviewed by MultiMidia Info on 22:54:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSE POST.

Comente com o Facebook:

Continue Conectado com essas matérias similares 👇

Tecnologia do Blogger.