Tom Cruise




Thomas Cruise Mapother IV (ˈtɒməs ˈkruːz ˈmeɪpɒθərSyracuse3 de Julho de 1962), mais conhecido pelo nome artístico de Tom Cruise, é um ator e produtor de cinemaamericano. Listado pela revista Forbes como a celebridade mais popular de 2006,[1] foi indicado por três vezes para o Oscar e venceu três Globos de Ouro. Seu primeiro papel de destaque foi no filme Risky Business (br: Negócio Arriscado), descrito como um "clássico da geração X", responsável por consagrar sua carreira como ator.c[2] Após desempenhar o papel de um heróico piloto de caças no filme Top Gun (br: Top Gun - Ases Indomáveis), de1986, enorme sucesso de público e crítica, Cruise continuou a fazer filmes nesta mesma linha, interpretando posteriormente um agente secreto na série de filmes de ação Mission: Impossible (Missão Impossível) durante as décadas de 1990 e 2000. Além destes papeis heróicos, interpretou outros personagens de destaque, como o misógino guru de auto-ajudaem Magnólia (1999) e um sociopático assassino de aluguel, frio e calculista, no thriller deMichael MannCollateral (2004).
Em 2005 o jornalista de Hollywood Edward Jay Epstein listou Cruise como um dos poucos produtores (juntamente com George LucasSteven Spielberg e Jerry Bruckheimer) capazes de garantir o sucesso de uma franquia cinematográfica bilionária.[3] Desde o mesmo ano Cruise e Paula Wagner têm o comando do estúdio cinematográfico United Artists,[4] com Cruise como produtor e principal estrela e Wagner como principal executiva. Cruise também é conhecido por sua controversa filiação e aderência à Igreja da Cientologia.[5]

Índice

 [esconder]

[editar]Biografia

[editar]Carreira cinematográfica

Foto de divulgação do filme Missão Impossível.
Tom Cruise partiu para Nova Jérsei para tentar a sorte, e inicia os estudos de interpretação. Vai a diversos "castings" e trabalha no que pode: camareiro, lojas de gelados, mas nunca consegue realizar o seu sonho. Então, decide ir para aCalifórnia, onde conseguiu o seu primeiro papel, no filme dirigido por Franco ZeffirelliEndless Love (br:Amor sem Fim). Logo a seguir participa de The Outsiders, de Francis Ford Coppola, em 1983.
Depois deste papel, voltaria a Nova Jersey, com a surpresa de ser escolhido para o filme Taps, mas como ator secundário. A sua carreira começou logo ali, e em 1981, conseguiu o seu primeiro papel como protagonista, em Risky Business (br: Negócio Arriscado), contracenando com Paul Brickman eRebecca de Mornay.
Começou sua carreira como galã de filmes para adolescentes. Em 1986, passa a categoria de astro do cinema com a atuação no filme Top Gun (br: Top Gun - Ases Indomáveis). Em 1990 consegue a aceitação dos críticos, com Days of Thunder (br: Dias de Trovão), o filme onde estreava como guionista com Robert Towne. Neste momento, o cinema mostrava um Tom de muita garra, disposto a oferecer mais e mais e, sem duvida, demonstrou, quando contracenou com a sua esposa Nicole Kidman. Enquanto isso, já rodava o filme Terror a Bordo. Foi um noivado curto mas intenso, e no dia24 de Dezembro de 1990, casaram-se em Telluride, Colorado. A cerimonia foi ao alcance de qualquer curioso. Um ano mais tarde, em 1991, filmariam o primeiro filme juntos, Far and Away (br: Um Sonho Distante), demasiado pronto, segundo as declarações de Nicole Kidman. Em1992, Tom interpreta a personagem de advogado militar em A Few Good Men (br: Questão de Honra), dirigido por Rob Reiner, com Jack Nicholson e Demi Moore. Neste filme bateria um novo recorde na sua carreira professional, cobrando mais de doze milhões de dólares pela sua atuação.
Reconhecido em Hollywood, entrou para o grupo dos atores mais bem pagos do cinema. Uma nova interpretação, como advogado, seria o seu seguinte filme, The Firm (br: A Firma), em 1993. Nesse mesmo ano estreou-se como diretor num canal de televisão, em Fallen Angels. Um novo recorde, cobrando quinze milhões de dólares para atuar em Interview with the Vampire: The Vampire Chronicles (br: Entrevista com o Vampiro), com Brad Pitt e Antonio Banderas. Na adapatação para livro, de Anne Rice, encarna o papel de Lestat de Lioncourt. O filme foi dirigido por Neil Jordan, e Tom arrecadou mais de 35 milhões de dólares.
Tom Cruise em uma entrevista no Yahoo! Press Conference em SunnyvaleCalifórnia.
Tom e Nicole, adotaram uma menina, a quem chamaram Isabelle Jane, em 1994. Tom Cruise dedicou um ano a recusar trabalhos para estar junto da filha. Com a companheira desejosa de aumentar a família, decidem então adotar outra criança, um ano mais tarde. Batizam-no com o nome de Connor Anthony Cruise. O seu seguinte filme, produzido e protagonizado por ele, Mission: Impossible (br: Missão Impossivel), bateria novamente um recorde de vendas nos seis primeiros dias.
Depois participou de filmes mais densos, com personagens fortes, contrárias à postura de bom moço, como MagnoliaEyes Wide Shut e Vanilla Sky.
Em 1996, Tom estreou como produtor de filmes em Missão Impossível. Ele faz parceria com Paula Wagner na C/W Productions. Em 2002, trabalhou com o famoso diretor de cinemaSteven Spielberg, pela primeira vez, no filme de ficção-científica Minority Report, e com ele voltou a trabalhar em 2005, nas filmagens do também ficção-científica War of the Worlds (br:Guerra dos Mundos).
A estrela de Tom Cruise na Calçada da Famaem HollywoodLos AngelesCalifórnia.
É um famoso adepto da Cientologia. Sua estrela na Calçada da Fama está localizada em 6912 Hollywood Boulevard.
Em 22 de agosto de 2006, a Paramount Pictures anuncia o fim do contrato de Cruise com a Warner Productions.

[editar]Vida pessoal

Filho de Mary Lee Mapother e do engenheiro eletricista Thomas Mapother III, que morreu decâncer em 1984, Tom tem três irmãs: a publicitária Lee Anne, a professora Marian e Cass. Após o divórcio, Mary Lee subiu ao altar novamente, dando a Jack South a posição de padrasto de Cruise.
A primeira namorada conhecida foi a atriz Rebecca De Mornay, a quem conheceu no set de filmagem de Risky Business. Sua primeira mulher foi a atriz Mimi Rogers, e foi ela quem introduziu Cruise na Cientologia. Eles se divorciaram após três anos de casamento, pois ele havia se apaixonado por Nicole Kidman. Para causar ciúmes no ex, ela posou nua para a revista masculina Playboy.
Tom e Nicole Kidman se conheceram no set do filme Days of Thunder, em 1990. Casaram-se na véspera de Natal do mesmo ano. Eles adotaram duas crianças, a menina Isabella e o menino Connor. Além de Days of Thunder, eles também contracenaram em Far and Away(1992) e em Eyes Wide Shut (1999). Se divorciaram após dez anos juntos.
A atriz espanhola Penélope Cruz e Tom se conheceram enquanto atuavam juntos no filme Vanilla Sky (2001), e ficaram juntos durante quase três anos.
Katie Holmes e Cruise acenando para seus fãs, em 2006.
Tom e a estrela de Dawson's Creek, Katie Holmes, começaram a namorar no início de 2005, e ficaram noivos no mesmo ano. Ele lhe propôs casamento em Paris, na França, quando estavam na Torre Eiffel. Ela engravidou no mesmo ano, dando à luz Suri, em 18 de abril de 2006. Suri significa "princesa" ou "rosa vermelha".[carece de fontes]
Tem três filhos; Isabella Jane Kidman Cruise e Connor Anthony Kidman Cruise, filhos adotivos dele com Nicole Kidman, e Suri Holmes Cruise, filha biológica dele com Katie Holmes.

[editar]Cientologia

Cruise tem sido um dos maiores defensores da Igreja da Cientologia. Ele se envolveu em 1990 por meio de sua primeira esposa Mimi Rogers. Atribuiu publicamente que a cientologia o ajudou a superar seu problema com o TDAH. O seu envolvimento com a Cientologia tem causado problemas em suas atuações profissionais recentes.[6]

[editar]Filmografia como ator

Crystal video.pngA Wikipédia possui o:
Portal Cinema

[editar]Prêmios e indicações

Tom Cruise em evento relacionado ao cinema na Academy Awards em março de 1989
Oscar (EUA)
  • Recebeu duas indicações na categoria de melhor ator, por Nascido em 4 de Julho (1989) e Jerry Maguire - A grande virada (1996).
  • Recebeu uma indicação na categoria de melhor ator (coadjuvante/secundário), por Magnólia(1999).
  • Recebeu três indicações na categoria de melhor ator - drama, por Nascido em 4 de Julho (1989),Questão de honra (1992) e O último samurai (2004). Venceu em 1989.
  • Recebeu duas indicações na categoria de melhor ator - comédia / musical, por Negócio arriscado(1983) e Jerry Maguire - A grande virada (1996). Venceu em 1996.
  • Recebeu duas indicações na categoria de melhor ator (coadjuvante/secundário)- "Magnólia"(1999) e "Trovão Tropical" (2008). Ganhou em 1999.
  • Recebeu uma indicação na categoria de melhor ator, por Nascido em 4 de Julho (1989).
  • Recebeu cinco indicações na categoria de melhor ator, por Questão de Honra (1992), A Firma (1993), Jerry Maguire - A Grande Virada(1996), Missão impossível 2 (2000) e O último samurai (2004). Venceu em 1996 e 2000.
  • Recebeu três indicações na categoria de o mais gostoso, por Questão de Honra (1992), A Firma (1993) e Entrevista com o Vampiro(1994).
  • Recebeu duas indicações na categoria de melhor dupla, por Um Sonho Distante (1992) e Entrevista com o Vampiro (1994).
  • Recebeu uma indicação na categoria de melhor vilão, por Entrevista com o vampiro (1994).
Tom Cruise Tom Cruise Reviewed by MultiMidia Info on 18:17:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSE POST.

Comente com o Facebook:

Continue Conectado com essas matérias similares 👇

Tecnologia do Blogger.