Nelly Furtado




Nelly Kim Furtado (Victoria2 de Dezembro de 1978[1]) é uma cantoracompositora e atrizluso-canadiana, filha de emigrantes portugueses, mais propriamente freguesia de Ponta GarçaSão Miguel - Açores.
Entre as suas canções mais bem-sucedidas está o seu primeiro single, "I'm Like a Bird" (pelo qual ganhou um Grammy), Say It RightAll Good Things e Give It To Me. Recentemente, lançou o álbum "Mi Plan" em espanhol já contando com um single: "Manos al Aire".
No dia 24 de março de 2010 realizou no Brasil seu menor show: para apenas 5 pessoas, no reality show Big Brother Brasil. Na ocasião, ela estava no Brasil para um conjunto de shows que faria em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro, quando foi convidada para cantar no programa.[2]
Conseguiu colocar três singles, "Promiscuous", "Say It Right" e "Give It to Me", no topo da parada americana Billboard Hot 100.
Em 2010 fez uma participação especial na gravação do DVD: Ivete Sangalo no Madison Square Garden (Multishow ao Vivo) ao cantar "Where it Begins" com a estrela brasileira.

Biografia

Nelly Furtado é filha de Maria Manuela e António José Furtado, açorianos[3] da Ilha de São Miguel - nomeadamente da freguesia de Ponta Garça, concelho de Vila Franca do Campo - que se estabeleceram no Canadá. Nelly fala, além do inglês, o português e o castelhano.[4]Além de ser canadiana, tem também a nacionalidade portuguesa, mantendo assim uma relação muito próxima com Portugal.
Aprendeu a tocar trombone quando tinha nove anos de idade e o teclado quando tinha onze. Começou a compor as suas próprias canções quando tinha apenas treze anos.
Após terminar o ginásio, Furtado mudou-se para Toronto, definida pela cantora como "…o lugar onde se encontra tudo, onde se pode ser tudo". Lá onde formou o duo Nelstar* em1997 com o músico local Tallisman. "Like", uma das canções do Nelstar* recebeu uma garantia do VideoFACT de que seria gravado um videoclipe, mas Furtado sentiu que o estilo musical do duo não apresentava a sua verdadeira personalidade e talento e o clip nunca foi lançado. Foi cantando no clube nocturno da cidade, o Lee's Palace, que Furtado conheceu o vocalista dos Philosopher Kings, Gerald Eaton. Este tornou-se um importante colaborador e co-produtor no álbum de estréia da cantora, Whoa, Nelly!, quando assinou contrato com a DreamWorks Records. Em 20 de setembro de2003, Furtado deu à luz sua primeira filha, Nevis. O pai da criança é o seu ex-namorado Jasper Gahunia (conhecido por Lil'Jaz).
Nelly Furtado no Rock Am Ring 2006
Casou-se a 19 de Julho de 2008 com o engenheiro de som Demacio «Demo» Castellon.[5]
Em 2011, quando veio à tona que ela, bem como estrelas como BeyoncéUsher e Mariah, entre outros, haviam feito shows milionários para membros da família Kadafi, a pressão da opinião pública a fez ser a primeira a declarar oficialmente em seu twitter que fará doação da soma: "Em 2007, recebi um milhão do clãKadafi para cantar por 45 minutos num show para convidados em um hotel na Itália (...) Vou doar essa soma."[6]

[editar]Whoa, Nelly!

Whoa, Nelly! foi um dos álbuns Pop melhor vendidos da sua categoria, com os singles "I'm Like a Bird" e "Turn Off the light". Este álbum valeu-lhe um Grammy pela melhor cantora Pop com a música "I'm Like a Bird" acompanhada do guitarrista Steve Vai. O mesmo álbum valeu-lhe também várias colaborações, sendo entre elas a mais famosa "Fotografía" com Juanes, onde Nelly pôde revelar o seu espírito latino.

[editar]Folklore

O segundo álbum de Furtado, Folklore, foi lançado em 25 de novembro de 2003. É o álbum mais alternativo e menos vendido da cantora, com elementos do folk, instrumentos indígenas canadenses, trechos em Português (em "Fresh Off the Boat" e "Força") e melodias menos convencionais. O cantor brasileiro Caetano Veloso compôs e cantou a faixa "Island of Wonder" ao lado de Nelly. Os singles bem sucedidos foram "Powerless (Say What You Want)" e "Try". O álbum inclui, igualmente, a música "Força", escrita metade em Português e metade em Inglês, que foi escrita para ser o Hino Oficial do Campeonato Europeu de Futebol de 2004, que ocorreu em Portugal. No dia 4 de Julho de 2004, Furtado interpretou a canção no Estádio da Luz emLisboa para finalizar o Campeonato.

[editar]Loose

O seu terceiro álbum, Loose, entrou nas lojas a 20 de Junho de 2006. "Promiscuous" (em colaboração com o mentor de Justin Timberlake eKeri HilsonTimbaland), "Maneater", "Te Busqué" (com Juanes) e "No Hay Igual" são os primeiros singles extraídos do álbum e foram lançados ao mesmo tempo, em diferentes partes do mundo. Loose veio com influência acentuada do hip hop e R&B e trouxe uma Nelly com uma imagem mais sensual, o que o deixou um pouco distante dos trabalhos anteriores da cantora, fazendo com que essa perdesse, para alguns fãs, a sua identidade artística. No entanto, os singles desse disco alcançaram os topos das paradas, tanto norte-americanas, como européias, brasileiras e asiáticas.
Em Março de 2007 a prefeitura/Câmara Municipal de Victoria, na Colúmbia Britânica, decretou o dia 21 de Março de 2007 como o "Dia de Nelly Furtado", em homenagem ao sucesso artístico conseguido pela cantora, nascida nessa cidade.[7]

[editar]Mi Plan

É o nome do novo álbum de Nelly Furtado,quarto álbum de estúdio, produzido totalmente em espanhol. Mi Plan foi lançado dia 15 de Setembro de 2009. Até o momento o álbum já vendeu mais de 1 milhão de exemplares em tudo o mundo, sendo 220.000 só nos Estados Unidos. Em Mi Plan Nelly mostra boa parte de seu lado latino. Mi Plan é um CD com letras bem romanticas e uns ritmos otimos O nome do primeiro single já foi divulgado e será "Manos Al Aire". Foi lançado nas rádios no dia 30 de Junho. O segundo single é "Más" e o terceiro, "Bajo Otra Luz". No passado dia 11 de Novembro a artista ganhou um Latin grammy do melhor pop álbum do ano.

[editar]Lifestyle

E um site espanhol divulgou uma noticia de que em maio de 2010 sairá um álbum em inglês. Em 2010 a Tour de Mi Plan passará por parte da América do Sul incluindo o Brasil.

[editar]Discografia

 Ver página anexa: Discografia de Nelly Furtado

[editar]Álbuns

[editar]Tours

[editar]Filmografia

Ano↓Título↓Papel↓Notas
2001RoswellEla mesmaCantou "I'm Like a Bird"
2006FloribellaEla mesmaCantou "Maneater"
2007One Life to LiveEla mesmaCantou "Say It Right" e "Promiscuous"
2007CSI: NYAva BrandtFez Ava, uma criminosa profissional.
2007Punk'dEla mesmaVítima de uma bomba
2008Max PayneChrista BalderEsposa do protagonista
2010Big Brother BrasilEla mesmaLive performance

Nelly Furtado Nelly Furtado Reviewed by MultiMidia Info on 20:12:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSE POST.

Comente com o Facebook:

Continue Conectado com essas matérias similares 👇

Tecnologia do Blogger.