Belinda Peregrín





Belinda Peregrín Schüll, mais conhecida simplesmente como Belinda (Madrid15 de Agosto de 1989), é uma atrizcantoracompositoradançarinaprodutoradiretora e editora de videoclipes, e modelo espanholanaturalizada mexicana[2]. Aos quatro anos, Belinda saiu da Espanha para morar no México, com sua família, onde vive desde então.
Ela iniciou seus trabalhos artísticos estrelando a novela Amigos Para Sempre, da Televisa, onde contracenou com Martín Ricca. Depois disso, atuou em vários telenovelas, entre elas,Cúmplices de Um Resgate, novela que a fez conhecida mundialmente, lançando, inclusive, uma trilha sonora que recebeu indicações ao GRAMMY Latino, fazendo com que a atriz abrisse espaço para uma carreira musical.
Em 5 de Agosto de 2003, ela lança seu primeiro álbum, Belinda, que recebeu disco de ouro na Argentina e no México, onde, recebeu ainda disco duplo de platina e, nos Estados Unidos, platina (disco latino)[3][4][5]. O álbum foi um sucesso, vendendo mais de 2 milhões de cópias em todo o mundo[6]. Três anos depois, a Disney a chama para participar do filme The Cheetah Girls 2 (br: Feras da Música 2, onde contracenou, entre outras, com Raven-Symoné[7]. Assim como "Cúmplices de Um Resgate", o filme rendeu uma trilha sonora, que alcançou o 5° lugar na Billboard Hot 200[8].
No mesmo ano, lança seu segundo álbum, Utopía, que, rapidamente, rende à cantora e atriz disco de platina pelas vendas no México e rendeu indicações de Melhor Álbum Pop Feminino no GRAMMY Latino. O álbum gerou os singles "If We Were", "See A Little Light" e "Bella Traición", esse último recebeu indicações ao GRAMMY Latino na categoria de Melhor Canção.
Em 23 de Março de 2010, Belinda lançou seu mais recente álbum, Carpe Diem, de onde foi extraído o single "Egoísta", interpretada com Pitbull. O álbum já rendeu um disco de ouro por mais de 30.000 cópias vendidas no México, após dois dias do lançamento. Belinda fez uma participação especial na gravação do segundo DVD do cantor sertanejo, Luan Santana que foi gravado no dia 11 de dezembro de 2010, no HSBC Arena, do Rio de Janeiro. Entre 2009 e2010, ela atuou em Camaleones, novela mexicana, que foi exibida no Brasil pelo SBT, onde fez Valentina, a protagonsita.

Biografia

Belinda nasceu na cidade de Madri, filha de Jose Ignacio Peregrin Gutierrez, espanhol e de Belinda Schull Moreno, francesa, filha de toureiro francês, Pierre Schüll (1936-2008). Sua família se mudou para a Cidade do México, quando ela ainda tinha cinco anos de idade e, passaram a viver lá desde então. Ela possui um irmão mais novo chamado Ignacio Peregrin como o pai, que é mexicano e quando pequeno, atuou no DVD De Fiesta en La Azotea da irmã.[9].

[editar]Carreira

Depois de uma certa idade, Belinda, começou a cantar suas próprias canções e atuar em vídeos caseiros, mas, foi em 2000, com apenas 10 anos, após participar de um teste para uma novela Amigos x siempre (Amigos Para Sempre), produzida pela Televisa, que ela começou a atuar e cantar profissionalmente. Nessa, ela atuou com o cantor e ator argentino Martin Ricca. Posteriormente, Belinda estrelou uma novela chamada "Aventuras No Tempo", em 2001, e no ano seguinte foi escalada para interpretar gêmeas na telenovela Cómplices al rescate (br:Cúmplices de Um Resgate). Originalmente o papel era de Belinda, mas devido a alguns ocorridos, Daniela Luján a substituiu. Assim como "Amigos Para Sempre", a novela rendeu uma trilha sonora, que foi indicada para o GRAMMY Latino.

[editar]Belinda

No dia 5 de agosto de 2003 Belinda lançou seu primeiro álbum homônimo, que obteve sucesso de vendas na América Latina e, principalmente, no México. Com uma marca de mais de 2 milhões de cópias vendidas em todo o mundo[6], ela ganhou um certificado duplo de platina e de ouro no México[3], um de ouro na Argentina[4] e um de Platina nos Estados Unidos[5]. No mesmo ano, a cantora lançou oDVD "Fiesta En La Azotea: En Vivo Desde El Auditorio Nacional", evento que reuniu suas principais canções em um show no Auditório Nacional, gerando, rapidamente, após o lançamento, mais de 100.000 cópias e rendendo a Belinda disco de platina no México[3]. Desde então, foi posto a venda uma edição especial de seu álbum, onde, estava incluida uma nova faixa chamada "No Entiendo", dueto que a cantora fez com a dupla de espanhóis Andy & Lucas.
Em 2004, ela volta a atuar, fazendo uma pequena aparição na telenovela "Coração ao Limite", onde tocou o tema principal de sua própria personagem. No mesmo ano, gravou uma participação em um single de Kumbia Kings, "Quién", especificamente com Pee Wee, para oálbum do grupo chamado "Fuego". No ano seguinte, Belinda trabalhou com diversas participações, incluindo com uma banda mexicana de rock, Moderatto, em seu single "Muriendo Lento", primeiro single do álbum Detector de Metal do Moderatto.
Em março de 2006, Belinda é convidada a participar de um filme produzido pela Disney FilmesThe Cheetah Girls 2 (Feras da Música 2), onde fez interpretou Marisol Durán, sua primeira personagem inglês. O filme ainda conta com as cantoras Raven-SymonéAdrienne Bailon,Kiely Williams e Sabrina Bryan, essas três últimas formam um grupo após o filme que leva o mesmo nome. O filme estreou no dia 25 de Agosto de 2006 e, rendeu um total de 8,1 milhões de espectadores, tendo ainda sido lançada sua trilha sonora. Essa, por sua vez, alcançou a 5° colocação na Billboard Hot 200[8], vendendo mais de 1,4 milhões de cópias nos Estados Unidos, rendendo um certificado de platina pela RIAA[10].

[editar]Utopía

Wikcionário
Wikcionário possui o verbeteutopia
Todos esses ocorridos, antecederam o segundo álbum da cantora que foi lançado apenas no dia 3 de outubro de 2006, intitulado Utopía. Gravado em Los Angeles, o álbum contou com a colaboração de vários compositores e produtores tais como Jimmy HarryLester MendezKara DioGuardi e Greg Wells. O mais novo lançamento de Belinda, gerou a mesma um certificado de platina da AMPROFON, México[3]. No final do mesmo ano Belinda, ao lado de vários outros artistas lança o álbum especial de Natal da EMINavidad Con Amigos, onde ela interpreta a canção "Rodolfo El Reno De La Nariz Roja", que possui até um videoclipe.
Em abril do ano seguinte, ela participa da canção tema da novela "Garotas Bonitas", que já havia sido transmitida no Brasil pelo SBT em 1993. A canção é uma versão de "Muchachitas", de Lorena Tassinari. Semelhantemente, após participar de alguns episódios da novelaPatito Feo (O Mundo de Patty: A História Mais Bonita), grava um dueto chamado "Sueño de Amor", ao lado da cantora argentina Laura Esquivel, para o álbum "Patito Feo: La Historia Más Linda En El Teatro", de Esquivel. No dia 25 de setembro, Belinda re-lança seu álbumUtopía 2, uma edição especial que contém 18 canção em inglês e castelhano, além de um DVD com material inédito. Além disso, ainda em setembro, Belinda grava "Debo Saber" para o filme Barbie Em: A Princesa da Ilha, tendo um videoclipe lançado em outubro de 2007, na edição especial do DVD do próprio filme.
Utopía rendeu bons frutos à Belinda, pois, foi indicada em duas categorias do GRAMMY Latino, de Melhor Canção por "Bella Traición" e Melhor Álbum Pop Feminino. E, no dia 18 de Outubro de 2007, Belinda ganhou dois prêmios no MTV Music Awards, nas categorias de Melhor Videoclipe do Ano e Melhor Cantora Solo. Em dezembro, a MTV transmitiu um pequeno reality show, intitulado "Belinda: Procurando a Utopía", com apenas uma temporada e três capítulos mostra a preparação e o dia-a-dia da cantora em sua turnê[11]. No final de 2007 e, início de 2008, lança os singles "If We Were" e "See A Little Light" nos Estados Unidos e Europa, com o objetivo de promover uma edição internacional de Utopía.
No ano seguinte, Belinda esteve envolvida no remix da canção "Te Quiero", do cantor Nigga, tendo um videoclipe lançado no dia 13 de Maio. Ainda neste ano, durante sua turnê na Europa, gravou "Your Hero", com o grupo italiano de punk Finley, com quem participou do Festival de Canção Italiana, fazendo com que a canção chegasse no 5° lugar[12]. Voltando ao México, no dia 25 de dezembro de 2008, Belinda estreia o filme "O Corajoso Ratinho Despereaux", onde dubla a voz da Princesa Pea[7].

[editar]Carpe Diem

Em 27 de julho de 2009, Belinda retorna as gravações para uma nova personagem de uma novela de Rosy Ocampo chamada Camaleones(br: Camaleões), onde contracena com Alfonso HerreraSherlyn e Pee Wee. Em 18 de agosto de 2009, chega, simultaneamente, às rádiosdo México, Argentina e Estados Unidos, a canção que pensava-se ser o primeiro single do terceiro álbum de Belinda, "Sal de Mi Piel", canção que foi tema principal da telenovela "Camaleões"[13].
Em fevereiro e março do ano seguinte, ao lado de vários outros artistas latinos, Belinda grava as canções "Somos El Mundo", "Ay Haití" e "Que Cante la Vida", os dois primeiro com o objetivo de ajudar as vítimas dos terremotos ocorridos no Haiti e o último no Chile[14][15].
No dia 23 de março de 2010, é lançado oficialmente o terceiro álbum da cantora, Carpe Diem, no México e Estados Unidos, bem como na Espanha e no Reino Unido[16]. Assim como Utopía, o álbum foi gravado em Los Angeles, mas, também em Miami e na Suécia, sob a batuta de uma gama de produtores[16]. Seu primeiro single, "Egoista", foi lançado em 8 de fevereiro de 2010 nas rádios e, conta com a participação do rapper estadunidense Pitbull[17]. Logo após o seu lançamento, precisamente dois dias, o álbum recebeu disco de ouro, por mais de 30.000 cópias vendidas no México[18]. Belinda também escreveu a canção "Lolita", que será o tema principal de Ninãs Mal, a primeira telenovela da MTV Latina.[19]

[editar]Discografia

Álbuns de estúdio

[editar]Filmografia

Filmografia
AnoFilmesPersonagem
2006The Cheetah Girls 2Marisol Durán
2008O Corajoso Ratinho DespereauxPrincesa Pea (Voz)
Telenovelas e Séries
AnoTítuloPersonagem
2000Amigos Para SempreAna Capistrán Vidal
2001Aventuras no TempoVioleta Flores / Rosenda
2002Cúmplices de Um ResgateMariana Cantú / Silvana Del Valle
2004Corações ao LimiteElena Arellano Gómez (Elenita)
BakánEla Mesma (Participação Especial)
2007O Mundo de Patty: A História Mais BonitaEla Mesma (Participação Especial)
2009CamaleonesValentina Izaguirre / Valentina Jaramillo
2010Mujeres Asesinas 3Anette Van Dirick
Reality Shows
AnoTítuloPersonagem
2005Diario de Belinda e ModerattoEla Mesma
2006Rock DinnerEla Mesma
2007Belinda, Buscando UtopíaEla Mesma
2009MTV Fan VanEla Mesma
Apresentação
AnoTítuloPersonagem
2006Os 100 Vídeos Mais Pops da MTVEla Mesma
2007Prêmio JuventudeEla Mesma

[editar]Turnês

  • 2004: Fiesta En La Azotea
  • 2007: Utopía Tour
  • 2012: Anacoreta World Tour
Belinda Peregrín Belinda Peregrín Reviewed by MultiMidia Info on 21:48:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

DÊ SUA OPINIÃO, COMENTE ESSE POST.

Comente com o Facebook:

Continue Conectado com essas matérias similares 👇

Tecnologia do Blogger.